Ajude a barrar a derrubada das árvores da Avenida Hermes Fontes!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 10.000!


O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou nesta quarta-feira (04/12/2019) o início das obras que resultarão na retirada da arborização ao longo das Avenidas Hermes Fontes, Adélia Franco e João Carlos Silva. O projeto diz respeito a um corredor de ônibus a ser implantado no que hoje é o canteiro central da Avenida. Não houve uma apresentação da iniciativa para a sociedade civil para que a mesma pudesse ser debatida de forma democrática e participativa.

Além disso, após tomar conhecimento da ação, o coletivo Muda o Mundo compareceu à Prefeitura Municipal de Aracaju, assim como na Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) para ter acesso ao projeto, que em meio as burocracias institucionais, não será possível até o início das obras (09/12/2019). A pouca brecha de tempo entre a divulgação e a execução não é por acaso. O intuito dessa manobra é justamente barrar as reivindicações populares.

Segundo Edvaldo, as árvores retiradas serão replantadas. Porém, a substituição de espécies adultas por mudas trarão consequências graves para qualidade ambiental da cidade, considerando a questão climática e humana. Sem levar em conta que o espaço disponível para o replantio dessas árvores não seria suficiente após a intervenção. O projeto também não inclui a implementação de ciclovias no local, deixando claro que os ciclistas e os pedestres seriam os mais afetados por esse novo empreendimento. Para quem está sendo construída a cidade?

Assim, esse abaixo-assinado tem como propósito frear o início das obras, para que a população possa ter acesso ao projeto e discuti-lo antes da sua implementação, como deve ser feito numa democracia participativa.