Chega de tapa buraco!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!


Exmo Sr Prefeito e digníssimos representantes do povo de São Paulo. 
Estamos subscrevendo esse documento em nome de todos os cidadãos para exigir da administração publica sua obrigação em manter a pavimentação das vias públicas e ATENÇÃO: garantir a qualidade do serviço.
Sabemos que há normas de qualidade que não são seguidas. Pagamos impostos para obter serviços. Porque a prefeitura pode fiscalizar documentação, condições dos veículos, qualidade da condução, todos os detalhes, quando ela mesma não se obriga a estar dentro da norma? Por que poderia a prefeitura se eximir dessas obrigações com uma explicação e nós da nossa não? Nos dois casos o que está em jogo é a segurança da população.
É desrespeitoso para com o cidadão fazê-lo pagar pela mesma coisa várias vezes. Porque gastar tão mal os recursos públicos e oferecer um serviço de tão baixa qualidade?! Fazer as pressas só para ficar bem na fita e ficar refazendo? A quem serve esse sistema? Economia a base da porcaria, todo mundo sabe, não existe. É o nosso dinheiro. “O ótimo é inimigo do bom”? É isso? Mas onde está o bom? O que temos é o péssimo. Somos um país com recursos, porque não podemos ter alguma coisa realmente boa? Onde está o planejamento? Porque fazer sempre um recapeamento de péssima qualidade, reconhecidamente impróprio para suportar o tráfego pesado de certas vias, com bueiros fora do nível, sem acabamento no meio fio ou cuidado na junção das transversais, propiciando infiltrações antes mesmo do serviço de sinalização estar completo e imediatamente ter alguma concessionária quebrando o piso novamente? Ruas como a Bela Cintra ou a Lacerda Franco, recém recapeadas e lá está uma concessionária esburacando tudo novamente. Será que nunca vamos fazer nada direito?
Então vem o “tapa-buracos". Quem autoriza esse serviços? Quem fiscaliza a qualidade na execução e libera o pagamento? Nenhum remendo é nivelado, há ruas com mais remendos do que pavimento. Quem libera e aprova o serviço? Quem faz esse planejamento? A cidade não tem plantas? Ou programas regulares de manutenção das redes hidráulica ou de gás? Tem que ser tudo sempre no improviso?
Os senhores remunerariam um serviço como esses feito em suas residências? E ainda chamariam novamente o mesmo fornecedor numa outra necessidade? Achamos que não.
Sim, é verdade nós podemos processar a prefeitura e pedir indenização por prejuízos e até por danos morais quando nos vemos envolvidos num acidente causado pela falta de manutenção da via pública mas é trabalhoso, requer investimento, tempo e boa documentação e, ainda assim quem irá pagar, mais uma vez, somos nós pois como todos bem sabem é com dinheiro público, dos nossos impostos que a prefeitura paga essas indenizações. E nesses casos, pagaremos ainda pelos serviços do judiciário. Mais do nosso dinheiro por uma coisa que já é um direito, de novo, de novo e de novo. Seria esse o único caminho? Uma ação coletiva pedindo indenização? Quanto foi gasto nessas indenizações nos últimos anos? Quanto tempo e dinheiro gastamos com juízes e serviços do judiciário que deveriam servir em assuntos mais relevantes? É lei, temos direito a um pavimento seguro não é preciso um juiz dizer isso a ninguém.
Num país com tecnologia para obras como a Rodovia dos Imigrantes, a ponte Rio-Niterói ou mesmo a mais recente Ponte Estaiada, ter que trafegar em vias como as nossas é humilhação. Ficar pagando e pagando sem nunca ter nada de qualidade leva a desesperança, ao ressentimento ao descumprimento da norma e a violência! Nós podemos mais do isso. Precisamos quebrar esse ciclo de “jeitinho” e gambiarra. A hora e agora, merecemos qualidade. O país quer mudar e está procurando um caminho, nossa cidade pode dar o exemplo. Afinal como querem os senhores serem lembrados? Como parasitas da sociedade que se desincumbem da sua função de qualquer maneira visando quem sabe, apenas vantagens pessoais? Temos certeza que não. Sabemos que os senhores são homens públicos diferenciados movidos por uma motivação maior, exatamente do tipo que o país precisa desesperadamente no momento. Temos que começar de algum lugar.
Assim solicitamos a vossas excelências uma mudança de na atitude na hora de fiscalizar, e remunerar os serviços de pavimentação na cidade. Há de haver um padrão mínimo de qualidade a ser exigido.
Somos apenas um grupo de motoristas por aplicativo, mas prestamos serviço importante a cidade e as pessoas, por isso tomamos a iniciativa de viabilizar esse abaixo assinado. Fazemos isso porque não dá mais para suportar, num trabalho já tão estressante e arriscado, os custos de manutenção dos veículos devidos a baixa qualidade da pavimentação da via pública em São Paulo. Quando transportamos passageiros sacudimos tanto que dá até vergonha, imaginem como nos sentimos quando ele é um profissional ou turista estrangeiro? Não é só uma questão de prejuízo se tornou também um problema de segurança, diz respeito a todos os usuários das vias públicas da cidade, em qualquer modal, carro, moto, ônibus, bike ate mesmo aos pedestres, portanto afeta todos nós.
Certos de termos sensibilizado vossas senhorias no sentido do bem comum agradecemos.
Assine e divulgue pois só aos milhares somos ouvidos.