Faixa de parada para motocicletas à frente da faixa de limite dos carros no semáforo.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!

Observando o risco a que se expõe o motociclista, devido a sua condição de condutor mais exposto, no estado de atenção/ redução da velocidade (amarelo) nos semáforos e, tão logo a necessidade de parada (vermelho). Propõe se tal projeto visto a possibilidade de maior segurança aos motociclistas, motoristas, passageiros e pedestres na dinâmica do trânsito.

Dados do Ministério da Saúde demonstrados no site do Senado Federal, divulgou estatísticas mostrando que o custo de internações por acidentes com motociclistas pagas pelo SUS aumentou 113% em apenas quatro anos (2008—2011), passando de R$ 45 milhões para R$ 96 milhões — ou metade das despesas com atendimento de acidentados no trânsito em geral. O crescimento acompanha o aumento das internações que passou de 39.480 para 77.113 hospitalizados no período, ou seja, além das perdas de vidas o prejuízo perante os cofres públicos são cada vez maiores.

Em pontos de grande fluxo de trânsito na cidade o Rio de Janeiro se faz necessário observar e debater esta adaptação para maior segurança da vida de motociclistas que ficam expostos às "roletadas" de veículos maiores no fechamento dos sinais.

Lembrando que dados estatísticos apontam que em média de 90% dos acidentes são causados por imperícia, negligência e imprudência dos condutores e o Brasil em dados estatíticos lamentávelmente está entre os líderes de mortes no trânsito no mundo.

Mudança já observada em testes em cidades como Belo Horizonte (MG), Ji Paraná (RO), São Vicente (SP) e São Paulo (SP) e esperamos que em breve no Rio de Janeiro.

Vamos abraçar esta causa.

Hoje: jose está contando com você!

jose martins precisa do seu apoio na petição «Prefeitura do Rio de Janeiro: Faixa de parada de moto à frente da faixa de limite de carros no semáforo vermelho.». Junte-se agora a jose e mais 77 apoiadores.