Contra o Fim das Atividades do Hospital Municipal Nise da Silveira

Recent news

Resposta enviada por terceiros (SMS)

Segue a nota enviada pela (SMS), infelizmente a nota foi enviada por terceiros e não conseguimos achar em nenhum meio de comunicação da secretaria.
A voz acredita que não deveríamos perder nenhum serviço que é muito bem feito pelo instituto. 
Ainda temos ruídos nas informações que infelizmente a prefeitura ainda não respondeu as nossas perguntas, lembrando que a voz não é partidária e sim trabalha em pro de melhorias para o bairro, a prefeitura sempre nos recebeu bem, mas dessa vez a comunicação não ocorreu claramente com a Voz.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que:

- Não procede a informação de fechamento até o fim do mês nem do Instituto Municipal Nise da Silveira e nem do Centro Municipal de Reabilitação (CMR) do Engenho de Dentro.

- O Centro Municipal de Reabilitação do Engenho de Dentro, que funciona dentro do complexo de prédios do Instituto Nise da Silveira, está passando por uma revisão da oferta de serviços. Especialidades hoje existentes no local, mas sem nenhuma relação com reabilitação, como dermatologia, estão sendo transferidas para unidades com perfil mais adequado a esta oferta, como as policlínicas. No CMR permanecerão apenas as especialidades típicas de reabilitação fisioterápica, que é o perfil deste tipo de unidade.

- Além do Instituto Municipal Nise da Silveira, o município tem na região do Engenho de Dentro os CAPS Severino dos Santos (com funcionamento 24 horas), Clarice Lispector e Torquato Neto; o CAPSad Raul Seixas (24 horas), especializado em álcool e drogas; e o CAPSi Maria Clara Machado, para crianças e adolescentes. Ao todo, são 34 CAPS na cidade para atendimento de pacientes de saúde mental.

- Usuários que necessitam de atendimento na área de saúde mental também recebem cuidados em todas as unidades de atenção primária, que podem contar com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). E o município conta ainda com 36 unidades que ofertam consultas especializadas de saúde mental/psiquiatria via SISREG e cinco unidades com atendimento de emergência em saúde mental, além de leitos psiquiátricos em hospitais gerais para casos agudos que demandem internação.

Allan da S. C. de Miranda
2 years ago