Por uma vida mais saudável com menos poluição sonora.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!

Lentamente, o ruído, que possui a natureza jurídica de agente poluente, causa “estresse, distúrbios físicos, mentais e psicológicos, insônia e problemas auditivos” (FIORILLO, 2.009, p. 222). Outras consequências insalubres apresentadas por quem sofre perturbações sonoras são: “aumento da pressão arterial, paralisação do estômago e intestino, má irrigação da pele e até mesmo impotência sexual” (FIORILLO, 2.009, p. 222).

Pode, também, causar má formação em fetos.

O ruído provoca uma diminuição da potencialidade do indivíduo, dispersando a sua atenção, impedindo a concentração, e chegando a ser incômodo à própria saúde: aos nervos, abalando-os, causando irritabilidade e provocando, em grau mais intenso, perturbações mentais.

“A música, tocada alta, também perturba a atenção, desviando-a, e impedindo a concentração. Os sons, mesmo harmônicos, mas de maneira incômoda acabam por exercer influência no psiquismo” (SZNICK, 1.991, p. 208).

Os ruídos podem ser:

- de música

- animais que perturbam o sossego alheio

- instrumentos de trabalho

- algazarra

- propagandas de carros de som

Diz a lei que o ruído máximo permitido em carros de som é de 85 decibéis, o equivalente ao barulho de um liquidificador. Acima de 50 decibéis, o som começa a danificar o mecanismo que permite a audição.

Outro fator importante é o que o ato de não dormir bem pode causar. Em Taquara, muitas pessoas não conseguem dormir bem ou descansar por causa de cachorros que latem incessantemente, música alta não desejada, etc. Isso pode desenvolver falta de concentração no trabalho, perda de memória, chances de ataque cardíaco, dores musculares, sintomas similares de TDAH, imunidade baixa, diabetes tipo II e etc.

O sossego é um direito de todos para que o nosso maior bem, a nossa saúde, seja preservada. É um problema público e um dever da Prefeitura de cada cidade monitorar e exigir que todo cidadão cumpra essa lei. E o não cumprimento da mesma, de acordo com o artigo 42, IV, pode levar a multas e até à cadeia.

Assine esse abaixo-assinado para que consigamos exigir da Prefeitura de Taquara que monitore e faça um trabalho de conscientização sobre o barulho excessivo, gerando multa e mudança em casos aplicáveis. Pense na tua saúde e na saúde dos que você ama.

Hoje: Gislaine está contando com você!

Gislaine Silveira Chef de Cuisine precisa do seu apoio na petição «Prefeitura de Taquara: Por uma vida mais saudável e menos poluição sonora.». Junte-se agora a Gislaine e mais 116 apoiadores.