Abaixo-assinado encerrado
Pressionando Prefeitura de São Paulo e 6 outros

Prefeitura de São Paulo: sinalize as Zonas 30 #Zona30emSP

apoiadores

Você sabia que, mesmo que não tenha placa indicativa de velocidade, nenhum veículo pode andar a mais de 30km/h em vias locais? Se mais gente soubesse disso, muitas vidas seriam poupadas por ano e a nossa qualidade de vida seria muito melhor em São Paulo.

Essa lei já existe: é o artigo 61 do Código de Trânsito Brasileiro mas, pela falta de sinalização e informação, é mais uma lei que não pega.

Restringir a velocidade a 30 km/h em vias locais não é uma ideia nova: faz 30 anos que a primeira Zona 30 foi implantada no mundo, na cidade de Buxtehude, na Alemanha. Deu tão certo que a iniciativa se espalhou pela Europa e já tem exemplo brasileiro, no Rio de Janeiro.

O British Medical Journal analisou os dados de acidentes nas Zonas 30 da Inglaterra durante 20 anos, de 1986 a 2006, e concluiu que houve redução de 41,9% no número de acidentes, sendo mais acentuada a queda em acidentes envolvendo crianças pequenas. Nas áreas próximas daquelas devidamente sinalizadas como Zonas 30, os acidentes caíram 8%.

Nós já temos uma lei que poderia dar a São Paulo o mesmo benefício, mas precisamos fazer esta lei valer. Vamos pedir ao prefeito Fernando Haddad que sinalize as Zonas 30 e promova educação e fiscalização sobre o limite de 30 km/h em vias locais.

Ajude a construir uma São Paulo mais humana: assine e compartilhe!

Este abaixo-assinado foi entregue para:
  • Secretário Municipal de Transportes
    Jilmar Tatto
  • CET
    Diretoria Adjunta de Sinalização e Suprimentos
  • Secretário Municipal de Coordenação das Subprefeituras
    Chico Macena da Silva
  • Prefeitura de São Paulo

Catraca Livre fez este abaixo-assinado do zero e agora já tem 833 apoiadores. Faça você também um abaixo-assinado e mude o que você quiser.

Hoje: Catraca Livre está contando com você!

Catraca Livre precisa do seu apoio na petição «Prefeitura de São Paulo: sinalize as Zonas 30 #Zona30emSP». Junte-se agora a Catraca Livre e mais 832 apoiadores.