Abaixo-assinado encerrado

Este abaixo-assinado conseguiu 1.037 apoiadores!

Excelentíssimos,

Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, Secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, Superintendente da CET-SP, Ronaldo Tonobohn, Subprefeitura do Butantã, Maria Rosa da Silva, Secretária-adjunta de Comunicação da Prefeitura, Leila Suwwan, CET.

Nós, abaixo assinados, vimos por meio deste manifesto, solicitar publicamente a requalificação das calçadas na região do Butantã e a implantação das ciclovias nas avenidas Vital Brasil e Corifeu de Azevedo Marques.

A região da subprefeitura do Butantã é uma área estratégica para a circulação de ideias e pessoas no País. Abrigando uma das universidades mais importantes da América Latina, o bairro conta com o Hospital Escola da Faculdade de Medicina da USP, além das instalações de um dos mais importantes centros de pesquisa em biociência do mundo – o Instituto Butantã.

A estrutura de mobilidade da região, imbricada na complexa malha modal urbana, também representa um papel central para a circulação de pessoas das variadas regiões periféricas da Zona Oeste e municípios vizinhos. Nesse cenário, um grande número de pessoas já utilizam as vias principais e secundárias da região do Butantã para se locomover por bicicletas.

Porém, embora algumas ciclovias tenham sido implantadas na região, melhorando a segurança do ciclista, elas não se conectam com as avenidas Vital Brasil e Corifeu de Azevedo Marques, duas vias de centrais circulação para ciclistas e pedestres que se deslocam para a Estação Butantã do Metrô, ou até mesmo para a região central da cidade. Recentemente, para se ter ideia, foram observados em 14 horas, 758 ciclistas  na região próxima do metrô. Ou seja: em média, sem qualquer estrutura de sinalização ou segurança para as bicicletas, já passam 54 ciclistas por hora no local.

Para efeitos de comparação, na ciclovia da Eliseu de Almeida, onde foi constatado um aumento de mais de 50% no número de ciclistas poucos meses após a implantação da estrutura, o número de usuários continua crescendo, chegando atualmente em 1245 ciclistas 2015. Já na ponte Cidade Universitária, próxima à região, 1062 bicicletas foram contadas recentemente, confirmando a demanda por mais infraestrutura para a circulação de ciclistas nas pontes e suas mediações.

Assim, na decisão de apoiar a requalificação das calçadas na região do Butantã e a implantação das ciclovias nas avenidas Vital Brasil e Corifeu de Azevedo Marques, pedimos por:

1. Calçadas mais largas, contínuas, regulares e sem obstáculos em toda a extensão das avenidas Vital Brasil e Corifeu de Azevedo Marques.
  2. Ciclovias em toda a extensão das avenidas Vital Brasil e Corifeu de Azevedo Marques.
  3. Redução da velocidade máxima dos veículos motorizados para 40km/h em toda a extensão das avenidas Vital Brasil e Corifeu de Azevedo Marques.

O desejo por áreas seguras destinadas aos ciclistas reflete não apenas uma demanda importante dos moradores e trabalhadores da região do Butantã, como está plenamente justificado por leis, documentos oficiais e pelo bom entendimento das políticas públicas de saúde e mobilidade urbana.

Em outras palavras, as ciclovias representam melhor aproveitamento do sistema viário, com mais segurança e saúde para seus cidadãos, menos estresse, menos congestionamento e menos mortes no trânsito.

Sem mais, assinam:

BZO - Bike Zona Oeste

Ciclo Butantã

Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo

Cidadeapé - Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo

Coletivo Cobras

Coletivo Ideia Nossa

Corrida Amiga

CSA Butantã

Página da Rachel

Pé de Igualdade

Piparia

Movimento Ciclovia da Eliseu de Almeida

#CicloviaNaVital

#CicloviaNaVital-Corifeu

#Corifeu-VitalComCiclovia

#CicloviaCorifeuVital

#CicloviaPonteEusebio

Hoje: Bruno está contando com você!

Bruno Meira precisa do seu apoio na petição «Prefeitura de São Paulo: Manifesto a favor da requalificação das calçadas na região do Butantã e a implantação das ciclovias nas avenidas Vital Brasil e Corifeu de Azevedo Marques». Junte-se agora a Bruno e mais 1.036 apoiadores.