Petition Closed

Doria, devolva nossas secretarias da mulher e da igualdade racial!

This petition had 447 supporters

Você sabia que a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres da Cidade de São Paulo (SMPM) e a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR) foram extintas logo nos primeiros dias da gestão João Doria, em uma flagrante ação de machismo e racismo?

Essa é uma perda histórica, pois as políticas para mulheres, negras e negros só podem ser melhor desenvolvidas com gestões especializadas. Um bom gestor deveria saber que sem a existência de secretarias específicas para assuntos estratégicos, pouco ou quase nada se realiza!

A extinção dessas secretarias mostra, na prática, como as políticas para as mulheres e a promoção da igualdade racial não são prioridade da gestão João Doria, e justo em São Paulo, a maior e mais rica cidade do Brasil! Em um país em que a taxa de assassinatos de mulheres negras aumentou 54% em dez anos, acabar com essas secretarias é mais que uma afronta, é um sinal de ineficiência na gestão pública e uma grave ruptura com tratados internacionais firmados pelo país e as diretrizes da ONU.

Cobramos isso durante o mês de atuação da Bancada Feminista do PSOL na Câmara Municipal, na audiência pública da Comissão da Mulher, que debateu a situação da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres. Na visita do prefeito João Doria ao legislativo municipal no dia 4 de abril, também denunciamos que a extinção das secretarias já se refletiu no fechamento de serviços, como o Centro de Referência da Igualdade Racial, na Vila Maria, e o Centro de Referência da Mulher na Zona Leste, em São Miguel. Sem contar na piora do atendimento às vítimas de violência e nas violações de direitos!

É por isso que precisamos reverter essa decisão! Exigimos políticas municipais sérias, de qualidade e comprometidas com o combate ao machismo, à LGBTfobia e ao racismo. Por nem uma vida a menos e nem um direito a menos!

(Crédito da foto: Gute Garbelotto/CMSP)

Today: Mandato Isa Penna is counting on you

Mandato Isa Penna needs your help with “Prefeitura de São Paulo: Doria, devolva nossas secretarias da mulher e da igualdade racial!”. Join Mandato Isa Penna and 446 supporters today.