Criação da ciclovia na rua Pedro de Toledo! Ligação Vila Mariana-Moema #CicloPedrodeToledo

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!

Depois de anos esperando, a população finalmente viu ser construída a Ciclovia da Domingos de Morais. Mas ela continua sem as conexões com os outros eixos da cidade.
Prometida no Plano Cicloviário, a ciclovia da rua Pedro de Toledo tem um trajeto muito importante, de conectar a ciclovia da Domingos e o metrô Santa Cruz, acessar a Unifesp e o Hospital São Paulo, cruzar a Av. 23 de Maio, conectar com a Av. Prof. Ascendino Reis, ligar a Av. Ibirapuera, ir até o parque Ibirapuera e por fim se conectar com a ciclovia da Av. Hélio Pellegrino.

Nas oficinas participativas de projeto do Plano Cicloviário, esta ciclovia foi a MAIS VOTADA na subprefeitura da Vila Mariana, na hora dos munícipes elencarem as prioridades do planejamento. Ela atende todos os critérios de planejamento que a CET estabeleceu, de intermodalidade com eixos de transportes, alta demanda, viabilidade, conexão de ciclovias existentes e redução de acidentes.
Apesar disso a prefeitura e a CET não apresentam o projeto que faz todas essas conexões, tão importantes para a mobilidade da cidade.
Além de tudo, a praça do metrô Santa Cruz é um espaço que concentra centenas de entregadores de aplicativo, trabalho essencial, principalmente durante a pandemia. E eles não tem nenhuma conexão mais direta e segura do que a rua Pedro de Toledo para ir da Santa Cruz até Moema e de lá para a Faria Lima, duas áreas onde estes entregadores trabalham muito, todos os dias.
Esses entregadores comemoraram a ciclovia da Domingos de Morais, dando mais segurança na hora de fazer suas entregas, mas ainda precisam que a CET entregue a ciclovia da Pedro de Toledo e muitas outras para poder continuar trabalhando com segurança.
A ciclovia nessa rua também conectaria diversas escolas e faculdades, que tem investido e se adequado cada vez mais para receber alunos, professores e funcionários que chegam de bicicleta. A Unifesp, por exemplo, cujo campus de ciências médicas entende os benefícios da bicicleta para a saúde, recentemente publicou um Chamamento Público para a instalação de novos paraciclos para atender a demanda.
A estrutura também atenderia diversos hospitais da região, facilitando a vida não só dos médicos, enfermeiros e funcionários que vão trabalhar de bicicleta, mas também de vários pacientes que não tem dificuldade de locomoção e fazem consultas de rotina, o que libera estacionamento para aqueles que tem dificuldades de locomoção e necessidades especiais. É uma medida de saúde pública, que reduz o número de atropelamentos e vítimas, e que melhora o sistema cardio-vascular, reduzindo doenças crônicas ligadas ao sedentarismo como sobrepeso, hipertensão, diabetes, e outras, aliviando a carga de trabalho do SUS.
Também beneficiaria todo o comércio local, já que frequentemente cruzamos com as bicicletas de entrega próprias de restaurantes e padarias da Vila Clementino.

Por isso exigimos que a CET respeite os desejos da população, e entregue essa ciclovia que é exigida há anos e foi considerada a principal prioridade nas oficinas do Plano Cicloviário da Vila Mariana!
Por uma São Paulo mais segura, mais móvel e mais saudável! Queremos ciclovia na Pedro de Toledo!