SÃO LUÍS ENFRENTANDO A PANDEMIA DE BICICLETA!

SÃO LUÍS ENFRENTANDO A PANDEMIA DE BICICLETA!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!


Solicitamos aos Poder Público a implementação de medidas de promoção da bicicleta como meio de transporte individual seguro durante e após a crise de saúde provocada pelo novo coronavírus, em resposta à Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis.

  1. A Pandemia do COVID-19 escancarou a situação de caos já vivenciada por todos nós, habitantes de São Luís, uma cidade cujas políticas públicas priorizam os veículos, a velocidade e o tráfego, e não a circulação de pessoas e seu acesso à direitos e serviços na cidade. Onde nem o Transporte Coletivo, nem os Transportes Ativos (a pé e por bicicleta) foram priorizados nas medidas de enfrentamento a crise de saúde e econômica que estamos passando. 
  2. A Organização Mundial de Saúde (OMS) indicou o transporte a pé e por bicicleta como os mais seguros para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Dessa forma, a bicicleta é  uma opção de meio de transporte individual que possibilita o distanciamento social, tanto para os usuários de transporte coletivo, para evitar aglomerações, quanto para as pessoas que precisam de uma alternativa de baixo custo para chegar ao trabalho, no lugar de carros e motos.
  3. Já pudemos observar como esses futuros possíveis podem ser com a redução de 60% do tráfego em São Luís durante o lockdown levando à vertiginosa diminuição nas emissões de poluição e gases de efeito estufa e à redução dos acidentes de trânsito e a consequente redução da ocupação de leitos hospitalares. Mas também impactos negativos como a intensificação da superlotação do transporte coletivo e o aumento do tempo de espera com a redução da sua frota.

Buscamos Futuros Possíveis que têm as pessoas e a Vida como centro, por isso:

  1. Queremos uma São Luís Humanizada em que a Vida seja  prioridade da Agenda Pública, onde o transporte ativo (a pé e por bicicleta) seja prioritário, como a legislação nacional e municipal já determina e com zonas calmas e espaços verdes.
  2. Queremos um Plano Cicloviário que atenda as necessidades da população e que promova a integração com outros modais de transporte, a economia de baixo carbono e o acesso à Cidade de forma democrática. 
  3. Queremos uma Cidade onde mulheres, crianças e idosos possam se sentir pertencentes e escolham seus meios de deslocamento sem medo de segregação por sua condição social ou raça. 

É preciso agir agora! São Luís caminha para a retomada de aulas presenciais em Escolas e de Atividades de Lazer e a qualquer momento podemos viver outra onda de contaminação e o consequente período de isolamento.

Por isso a população de São Luís solicita, por meio desta petição, para os órgãos do poder público municipal de São Luís (Prefeitura, Vereadores e Secretarias) e do Maranhão no âmbito da Região Metropolitana de São Luís (Governo do Estado, Deputados Estaduais e Secretarias) a implementação de medidas que ofereçam os meios e condições estruturais necessárias para que as pessoas possam se deslocar e vivenciar a Cidade com mais confiança e segurança.

Pedal das Minas São Luís

Grupo de Mulheres Ciclistas de São Luís, que desde 2017 pedala por uma cidade mais segura para mulheres, realizou levantamento de dados através da pesquisa Rumbora Se Amostrar (2019) em parceria com o Coletivo Reocupa e realiza ações de promoção da bicicleta. Promotora da Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis em São Luís, coordenada nacionalmente pela UCB - União de Ciclistas do Brasil.