CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM EM PORTO ALEGRE!- CPI JÁ!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 25.000!

Recentemente foi noticiado na imprensa que há a possibilidade de aumento da tarifa em Porto Alegre para 4,78! Um aumento de 11,2%, o triplo da inflação oficial registrada! E isso depois da prefeitura acabar com a segunda passagem gratuita e aumentar a idade do idoso para 65 anos! E ainda Marchezan já anunciou que quer acabar com o passe dos estudantes e quer o fim dos cobradores, deixando centenas de desempregados!

Para quem pega busão, serão mais de DUZENTOS REAIS por mês, isso calculando apenas 2 passagens por dia! Isso é mais de 20% ( um quinto) do salário mínimo! E nosso direito de ir e vir?

Fora que as empresas de ônibus têm desde 2013 a ISENÇÃO DO ISSQN, o que teoricamente deveria reduzir a passagem em pelo menos 10 centavos! (2,5% do valor). A isenção do PIS/COFINS também desonerou o caixa das empresas, numa estimativa conservadora de que estas isenções de impostos dão conjuntamente 35 centavos direto para o caixa das empresas!

Temos ainda flagrantes descumprimentos pelas empresas do contrato assinado junto da licitação, como os ônibus circulando com o ar-condicionado desligado com temperaturas recordes esse ano, os ônibus com tempo de vida excedido rodando normalmente(Isso que foi aumentado ano passado o tempo limite de 10 para 13 anos!), o sistema de GPS que não foi implementado ainda pela ATP. Não houve compra de ônibus novos em 2017 e em 2018 apenas uma empresa o fez. Ainda, de 1997 até 2016 enquanto o aumento real de salário dos rodoviários não chegou a 10%, a passagem hoje tem o maior valor nominal e real da história, e será a mais cara entre as capitais se o aumento passar!

Não devemos ter aumento antes de termos uma Auditoria sobre a tarifa em Porto Alegre, abrindo a caixa- preta e renegociando termos com as empresas. Em 2013, auditoria realizada pelo Ministério Público de contas já havia constatado inúmeras irregularidades na planilha. Precisamos de Controle Social sobre o transporte.

Fontes: