Impeçam a criação de um Canil Municipal em Pacaraima/RR! Animais irão morrer!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!


PL na Íntegra

Amigos dos animais, precisamos do apoio de todos vocês. O assunto que vamos discutir aqui agora é muito importante para proteção animal e para o bem-estar de todos os animais que vivem nas ruas de Pacaraima/RR... esses que são fruto do descaso do poder público, fruto do abandono de tutores irresponsáveis, enfim... de todos os cães e gatos que vivem nas ruas e sofrem todo tipo de privação.
 

Em Pacaraima/RR, o vereador Rodvan Alves apresentou um PL (Projeto de Lei nº 005/2020) que cria canil público no município. Esse projeto já foi sancionado pelo prefeito Juliano Torquato e já é Lei. Em Roraima, não temos canis assim, então muita gente acha que é a solução para o fim do abandono e dos maus tratos. Porém, não é.
 

Através de relatos de protetoras mineiras, que são nossas amigas e parceiras na luta pela dignidade desses animais, descobrimos o verdadeiro HORROR de canis municipais Brasil a fora. E baseado nesses relatos, REPUDIAMOS a construção do canil em Pacaraima/RR.

Canil para as pessoas é sinônimo de desova de animais, muitos acham que protetores e ONGs têm que recolher TODOS os cães da cidade e botar todos num canil, só para comodidade dos humanos. Lá dentro, eles são esquecidos, vivem todos juntos em baias minúsculas, junto de outros animais (bravos e mansos dentro do mesmo recinto), animais doentes junto de saudáveis e muitos são submetidos a eutanásia (onde o artigo 10, parágrafo único da lei Municipal fala que "os animais recolhidos terão até 30 dias para serem adotados ou procurados pelos seus tutores, caso contrário serão eutanasiados").

Protetoras que convivem com a triste realidade de outros canis municipal constatam cenário de abandono, de filhotes mortos nos cercados, animais magros, mau cheiro, muita sujeira... Enfim, um verdadeiro show de maus tratos e descaso.
 

Construir canil não é a solução para a questão de animais abandonados.  É preciso realmente desenvolver uma Política Municipal, baseada em pilares muito importantes: castração, registro do animal através de microchipagem, conscientização da sociedade sobre a guarda responsável e punição para quem cometer crime de abandono. Outra medida que DÁ CERTO é desenvolver a cultura do CÃO COMUNITÁRIO. Fazendo isso, o município resolve de forma viável e de custo não elevado o problema do abandono.
 

Em Pacaraima/RR não existe nenhuma ação do poder público tratando da questão dos animais nas ruas. O que temos na cidade é a boa vontade da Camila Alves, única protetora independente de lá, que luta incansavelmente por políticas públicas em defesa dos animais.

Contamos com o apoio de todos vocês que são amantes dos animais e respeitam a vida para assinarem está petição. Vamos pressionar a prefeitura de Pacaraima para que esse canil público NÃO SEJA CONSTRUÍDO. Iremos numa audiência pública no dia 07/09 e apresentaremos as assinaturas aqui feitas como prova de que NÃO ESTAMOS SOZINHOS. Nossa luta é por políticas públicas, pela educação ambiental, pela castração em massa desses animais abandonados nas ruas. Essa é a única solução.