Prefeitura de Ipaussu, pare de cortar árvores sadias para realizar obras!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 25.000!

No município de Ipaussu, interior de São Paulo, na maioria das vezes que se realiza uma obra, seja uma reforma ou construção, a Prefeitura Municipal retira diversas árvores sadias e não faz nenhum tipo de compensação, o município sequer tem um projeto de arborização urbana. Tal fato ocorre tanto na gestão atual quanto na anterior.

As árvores são organismos vivos que trazem diversos benefícios para a população, como regulação da temperatura ao liberar vapor de água na atmosfera e criar locais protegidos do sol, possibilitando a existência de locais de convivência entre as pessoas, liberando oxigênio através da fotossíntese e melhorando a qualidade do ar, além de ajudarem também os animais através de seus serviços ambientais servindo de suporte ou fornecendo alimento.

Nenhum munícipe é consultado sobre a retirada das árvores quando se realiza uma obra! Tais obras impermeabilizam o solo, o que contraria a Lei Orgânica do Município, que diz que a cidade deve garantir a manutenção da capacidade de infiltração do solo.

O artigo 49 da Lei de Crimes Ambientais, Lei 9605/98, diz que: Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia.

Diante dos fatos acima elencados, solicitamos então que sejam tomadas as devidas providências cabíveis para evitar que tais retiradas continuem sendo feitas quando se realiza uma obra no município e exigir um projeto de arborização urbana.

Hoje: Marcos está contando com você!

Marcos Antonio Filho precisa do seu apoio na petição «Prefeitura de Ipaussu, pare de cortar árvores sadias para realizar obras!». Junte-se agora a Marcos e mais 17.781 apoiadores.