Precisamos De Um Píer No Saco Do Pequeá

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!

PIER NO SACO DO PEQUEÁ criará melhores condições de trabalho para CENTENAS de pessoas!!

Nós, abaixo-assinados, vimos às respectivas autoridades da Prefeitura Municipal de Ilhabela, expor a seguinte solicitação.

Dos fatos:

No Saco do Pequeá, próximo à VILA DA ILHABELA, estão fundeadas de modo permanente ou temporário de 250 a 350 embarcações, variando conforme a sazonalidade.

Cada uma gera renda, tributos  e empregos sustentáveis para muitos munícipes, configurando o modo de ganhar a vida ou de prestar serviços turísticos e náuticos para:

- marinheiros, capitães, mestres, mecânicos, carpinteiros, eletricistas, eletrotécnicos, navegadores, pintores, mergulhadores, cozinheiros, guias turísticos e donos de escunas, lanchas, veleiros e botes, regateiros, cruzeiristas, raspadores, caiqueiros, profissionais de aço inox, fibra de vidro, acrílicos, calefação, eletrônicos, encanamentos, manutenção de poitas e tantos outros.

Do problema:

Apesar de consolidada a nossa tradição náutica como “CAPITAL DA VELA” e para  prestar estes serviços e apoios, uma vez que necessitam transportar malas, ferramentas, instrumentos etc, detectamos que os usuários deste local  não possuem um simples e necessário acesso firme e seguro, como um PÍER DE CONCRETO, como os MUITOS (particulares e públicos) que existem em diversas praias de Ilhabela - e que mal tem algum uso efetivo, se comparados com a realidade ora apresentada, pois os recém construídos se revelaram altos investimentos com baixíssima ou quase zerada taxa de retorno à população.

Do Projeto:

Consideramos que as dimensões de possível futuro PÍER DO PEQUEÁ podem ser próximas das do flutuante ali já existente e tão importante para nós, uma vez que o valor da obra seria muito menor, comparando aos demais píeres construídos em nossa orla.
Cumpre destacar que NÃO DESEJAMOS MARINA, pois além de desvirtuar uso e tamanho previstos, uma marina ensejaria em tese grande dano ao ecossistema local, grave alteração nas condições do Canal de São Sebastião - conforme diversos relatórios da Engenharia Ambiental prolatados até por técnicos da respectiva área da PETROBRÁS - e poderia criar um foco poluidor com péssimos resultados para a fauna aquática e qualidade das nossas águas.

Outrossim, informamos que possuímos apoio de arquitetos e engenheiros que se predispõem a desenhar o solicitado Projeto, se melhor convier a esta Prefeitura.

Da Solução e Solicitação:

Solicitamos, assim, ao Senhor Secretário de Planejamento Urbano, Obras e Habitação de ILHABELA, bem como demais autoridades ocupantes dos cargos das áreas afetas na Prefeitura Municipal de ILHABELA, que envidem esforços e  com sucesso promovam a necessária e premente construção no SACO DO PEQUEÁ  de um pequeno

-  PÍER  DE CONCRETO, PARA EMBARQUE/DESEMBARQUE DE EMBARCAÇÕES MIÚDAS,

defronte ao Estacionamento do Hotel Itapemar, onde já existe um flutuante precário, que já presta grande auxilio neste sentido, porém vem se deteriorando ano a ano, a fim de atender às centenas (e até milhares, em alta temporada) de munícipes e turistas que demandam nossas praias e visitas à VILA, dando-lhes condições para que se criem mais empregos e investimentos e, assim, usufruam de modo sustentável, controlado e ecológico nossas belezas naturais.

Hoje: HILPERT está contando com você!

HILPERT ZAMITH precisa do seu apoio na petição «Prefeitura de ILHABELA : Queremos Um Píer No Saco Do Pequeá». Junte-se agora a HILPERT e mais 572 apoiadores.