Vitória

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 500 apoiadores!

Essa linda casa pertenceu ao artista plástico Henrique Bernadelli,  foi onde ele morou e manteve seu ateliê, entre os anos de 1890 à 1920. Localizada na Estrada Bernardelli no Bairro da Barreira, Guapimirim/RJ.

Assine e compartilhe!

Nela ainda é possível verificar a existência (mesmo em deplorável estado de abandono) de um importante registro histórico para a arte brasileira: um afresco que pode ter sido a origem do quadro Os Bandeirantes, uma de suas telas mais famosas e uma das primeiras obras de arte a serem adquiridas pelo estado fluminense, quando o Brasil se tornou República.

Retratista e paisagista premiado, Bernardelli foi professor da Escola Nacional de Belas Artes e tem trabalhos expostos no interior de prédios históricos como o Theatro Municipal e a Biblioteca Nacional, no Centro do Rio de Janeiro. Nascido em Valparaíso, no Chile, Henrique Bernardelli naturalizou-se brasileiro em 1878 e morreu no Rio de Janeiro, em 1936.                                                                  (fonte: http://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/casa-de-bernadelli

A história do artista e a importância do afresco de seu ateliê, em Guapimirim, levou a comunidade do Bairro da Barreira a pedir o tombamento da bela casa onde morou, no entanto esse tombamento que se deu por lei municipal nº 590 de novembro de 2007, não impediu o abandono nem a degradação do imóvel, ocupado por um posseiro durante vários anos, foi desapropriada pela Prefeitura de Guapimirim em 2015, e mesmo assim não sofreu nenhuma intervenção ou proteção que ajudasse na sua preservação.

Assine e compartilhe!

Atualmente, mesmo com uma placa informando que o imóvel pertence ao município de Guapimirim, continua sendo usada indevidamente, como abrigo de animais  (cavalos e gansos), o que contribui ainda mais para a sua degradação. Cada vez mais a casa vem sendo vandalizada, foram roubadas suas portas, janelas, escada e madeiras de grande valor bem como as suas telhas foram substituídas por telhas de amianto, sem que o poder público tome qualquer medida para evitar esse vandalismo e preservar esse patrimônio que é do município.

O estado atual é de total insalubridade devido ao total abandono, a piscina mesmo vazia atrai mosquitos pelo acúmulo de águas de chuvas, e a infestação de outros insetos é um fator de alto risco aos moradores do bairro e visitantes que busca as cachoeiras da região. A falta de proteção e o estado de degradação do imóvel, coloca em risco os curiosos que se aventuram a conhecer de perto esse precioso acervo do nosso patrimônio cultural.

A comunidade da Barreira, busca a mais de 15 anos salvar essa casa! Queremos mais uma vez pressionar as Autoridades Municipais, à assumir a responsabilidade por esse importante patrimônio cultural que pertence não só a Barreira, mas que é parte da MEMÓRIA DA ARTE NACIONAL!

Queremos a restauração da casa Bernardelli

e a criação do

Centro Cultural Bernardelli

Apoie essa causa!

Assine e compartilhe esse abaixo assinado!

Hoje: Associação de Amigos da Barreira-AMBAR está contando com você!

Associação de Amigos da Barreira-AMBAR precisa do seu apoio na petição «Prefeitura de Guapimirim: Ajude a salvar a Casa Bernardelli, Patrimônio Cultural de Guapimirim, deve ser preservado!». Junte-se agora a Associação de Amigos da Barreira-AMBAR e mais 499 apoiadores.