Separação das linhas de ônibus Transcal Morada do Vale 1/3 de Morada do Vale 2

Separação das linhas de ônibus Transcal Morada do Vale 1/3 de Morada do Vale 2

Como utilizador da linha de ônibus Transcal Morada do Vale 1-2-3 comum, venho solicitar, em nome de TODOS os habitantes dos bairros Morada do Vale 1, 2, 3 e Águas Claras que utilizam transporte público metropolitano a separação da linha de ônibus como era antes: uma linha para a Morada do Vale 1 e outra para a Morada do Vale 2, pois o itinerário atual vem trazendo à nossa população os seguintes transtornos:
- aumento considerável no tempo da viagem (de 50 minutos para quase 2 horas para chegar no centro de Porto Alegre);
- ônibus absurdamente lotados, com alta probabilidade de disseminação de doenças infectocontagiosas, dentre elas a COVID-19 (ao entrar na primeira parada da Morada do Vale 1 já encontramos passageiros em pé);
- demora de mais de 30 minutos esperando na parada após o horário de saída do ônibus da garagem);
- poucos carros em circulação e valor exorbitante da passagem, segunda mais cara da região metropolitana.
No início da pandemia as linhas Morada do Vale 1 e Morada do Vale 2 foram unificadas devido ao baixo fluxo de passageiros e restrição dos serviços não essenciais, grande parcela de empregos dos trabalhadores utilitários do transporte público. Porém, em uma visível iniciativa de aumentar a margem de lucros a Transcal decidiu manter o mesmo itinerário, mesmo após a normalização da vida profissional das pessoas. Sabemos que a pandemia ainda não acabou, mas as vidas voltaram à normalidade, portanto PRECISAMOS que normalize também o transporte público. O problema é agravado nos primeiros horários da manhã (06:55 até 09:00), em ônibus comuns. A escolha é sempre a mesma: ou pegamos o comum cerca de duas horas e meia antes para chegar em cima da hora no trabalho, ficando cerca de meia hora na parada expostos a risco de assalto, ou pagamos R$11,50 no seletivo para chegarmos a tempo de trabalhar e não ser demitidos, sendo que as empresas não custeiam esse tipo de passagem.
A pior coisa é já chegarmos no trabalho cansados pela viagem. Só queremos um pouco de qualidade de vida e respeito como consumidores.