Construção de Parque Ecológico no Jardim São José! Direito de todos, direito de um povo!

Construção de Parque Ecológico no Jardim São José! Direito de todos, direito de um povo!
Após uma breve pesquisa pelo bairro Jardim São José, localizado na periferia do município de Goiânia , pude perceber a insatisfação das pessoas que ali residem. Insatisfação compartilhada por mim, Manuela Vieira Porto, enquanto moradora da região. O bairro Jardim São José desfruta de uma extensa área verde, a qual é utilizada para fins desagradáveis tanto a população local quanto para o ambiente em questão. A forma como a área vem sendo utilizada, desagrada aos moradores, que juntamente a mim, exigimos a construção de um parque, destinado ao lazer coletivo.
Desde o período que passei a morar na região, em 2016, a faixa extensa de terra sempre esteve lá, sendo utilizada para o despejo de lixo, e queimada por alguns moradores que se incomodavam com o mato alto. Essas práticas continuam a acontecer, de forma mais agressiva, eu diria. As queimadas criminosas por parte de certos moradores são altamente prejudiciais, já que, muitas vezes pelo clima quente na maior parte do ano, o fogo se alastra rapidamente , que além de prejudicar o ecossistema local, afeta a saúde respiratória da comunidade, em foco crianças e idosos.
O despejo de lixo a céu aberto tem como consequência o forte mau cheiro, o chorume que degrada o solo, e a presença de animais carniceiros (muitas vezes , são despejados cachorros e gatos mortos na área). Essas são apenas as principais consequências. As queimadas se não controladas podem chegar até às residências; o mau controle do lixo também pode provocar o surto de alguma doença ou infecção. Há também, relatos dos moradores ( eu sendo um deles) de ´´ invasão`` de cobras as casas,devido à falta de controle do mato, somada às queimadas que obrigam os animais a saírem de seus habitats.
Nós, moradores do Jardim São José, temos o direito de viver em uma área bem estruturada, com um local para o lazer( este que é um direito garantido pela Constituição Art 6º). Estamos cansados de termos de agir isoladamente, plantando nos mesmos brotos de árvores, e tentando construir um ambiente limpo para nós mesmos. Conjuntamente, chegamos à conclusão de que a construção de um parque seria a melhor forma de dar um basta em toda essa situação. Um parque bem estruturado promoveria lazer aos moradores das redondezas e acabaria com a ocorrência de queimadas e despejo inadequado do lixo. Gostaríamos,inclusive, de uma sistema de câmeras, para poder identificar os indivíduos responsáveis pelas queimadas e pelo despejo indevido de lixo, para que estes enfrentem às devidas punições, como multa, para tais ações.Esse parque seria de natureza ecológica e sustentável, já que , nós queremos que haja harmonia entre o meio ambiente e o meio urbano. Para que ele seja sustentável, nós propomos inicialmente a presença de diversas lixeiras recicláveis visando à construção de uma consciência e hábitos corretos sobre o descarte do lixo.
Atualmente está sendo construída uma praça na região, que na verdade, é apenas uma pista para caminhar. Embora muito conviniente, muito provavelmente essa ação é apenas um tipo de jogada política.Porém, nós, do Jardim São José , exigimos mais do que apenas uma praça. A área é enormes, e seria bem mais aproveitada caso houvesse a construção de um Parque Ecológico.
Após muitos anos, fomos ouvidos de certa forma, mesmo que parcialmente. Vamos aproveitar dessa ação como uma oportunidade real para a construção de um Parque Ecológico.
Para que essa mudança aconteça, nós precisamos da sua assinatura. Apesar de todos os anos pedirmos aos prefeitos e vereadores vigentes que tomem uma atitude com relação a essa situação ,somos ignorados.Verba pública não há de faltar, afinal, pagamos impostos tão caros para isso. Queremos o nosso retorno, o exigimos. Por isso,precisamos da sua participação. Não há como ignorar o grito coletivo de um povo.