Vitória

LIBERAÇÃO DE QUADRAS DE TÊNIS EM FLORES DA CUNHA

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 156 apoiadores!


A pratica de exercícios físicos contribui para o aumento da imunidade, além de contribuir de forma significativamente para a melhora da condição física e cardiorrespiratória do praticante, reduzindo os riscos de sintomas da COVID-19.

Levando em consideração que o tênis é um esporte individual, assim como Atletismo, Natação, Prática de musculação em academias, por exemplo, que já estão liberados a algum tempo, é de grande importância levarmos em consideração que:

 Atendendo o distanciamento social, alguns fatores devem ser considerados: a quadra de Tênis, somente nas linhas demarcatórias que delimitam a área de jogo possuem um espaço total de 260,75 m² (metros quadrados), com 23,77m de comprimento por 10,97 metros de largura. Isso sem considerarmos as áreas que ficam fora do espaço demarcado, chegando-se a mais de 400 m². Se dividirmos a dimensão total somente da área demarcada por 2 (1 atleta por quadra), chega-se a mais de 130 m² por pessoa. Estas distâncias são, em muito, superiores a distância recomendada pelo Ministério da Saúde, que é de 2 (dois) metros ou, da citada nos decretos do estado do Rio Grande do Sul de 1 pessoa para cada 16 m²;

Além disso, o tênis como esporte, inclusive, foi objeto de análise pela Harvard Medical School, ocasião na qual especialistas comprovaram a capacidade do esporte em contribuir de forma significativa com a saúde do praticante;

Vale também ressaltar que diversas cidades do estado do RS já liberaram suas quadras, entre elas nossa capital Porto Alegre e as cidades que além de estarem no mesmo grupo de risco determinado pelo governo do estado, compõe o Circuito de Tênis da Serra Gaúcha (Caxias do Sul, Vacaria e Farroupilha por exemplo).

Portanto, não haveria qualquer óbice técnico, médico e até mesmo fático para o impedimento total da prática deste esporte. Diante do exposto, esse abaixo assinado requere ao prefeito de Flores da Cunha que seja liberado todas as quadras de tênis da cidade, sejam públicas ou de clubes, para a pratica do esporte. Somos uma das únicas cidades que as regras estão excessivamente rígidas, proibindo a prática do esporte.

Também é importante ressaltar que apoiamos que a liberação venha com alguns cuidados, como álcool gel para limpeza de objetos de uso em comum (bancos por exemplo), os jogadores devem permanecer a pelo menos 2 metros um do outro e não podem ter contato físico (como um aperto de mão pós-jogo), os jogadores andam em lados opostos da rede nas trocas de lado e os jogadores não devem compartilhar equipamentos (raquetes, toalhas, garrafas de água, etc.). Além de estarem liberados apenas jogos de simples (apenas jogos de 1 pessoa contra 1 pessoa, vedada atividade em duplas, de duas pessoas contra duas pessoas).

Agrademos o apoio de todos.



Hoje: Vinícius está contando com você!

Vinícius Curra precisa do seu apoio na petição «Prefeitura de Flores da Cunha: LIBERAÇÃO DE QUADRAS DE TÊNIS EM FLORES DA CUNHA». Junte-se agora a Vinícius e mais 155 apoiadores.