Liberação para a volta de ensaios de dança no MON (Museu Oscar Niemeyer)

Liberação para a volta de ensaios de dança no MON (Museu Oscar Niemeyer)
A importância deste abaixo-assinado
Excelentíssima Prefeitura de Curitiba, ultimamente nós, artistas que usam a área de lazer do museu Oscar Niemeyer, estamos enfrentando o seguinte problema; estamos sendo privados de espalhar nossa arte no M.O.N pois os guardas que asseguram o local estão barrando a entrada de grupos de dança na área dos vidros espelhados.
A dança é considerada a arte mais completa das artes pois envolve música, teatro, além das expressões corporais e faciais. A dança é a arte de se expressar através do movimento, e quando é feita em grupo, necessita de ensaio. Entretanto, não são muitos os grupos que possuem condições de ensaiar num espaço adequado, como em estúdios e salas de companhias de dança. Considerando as condições atuais, o MON seria o local ideal para esses grupos ensaiarem, pois além de ser um local público, é um espaço grande que possui áreas de lazer e é acessível a todos. Além de que, a área dos vidros espelhados é como um espelho para nós, ajuda bastante na formação da pauta e na padronização dos movimentos, uma vez que conseguimos nos enxergar nos vidros. Num passado não tão distante, o museu do olho era um ponto de encontro para dançarinos, com o principal intuito de ensaiar. Depois de um tempo, esse fato também começou a virar uma atração turística, ver vários grupos de pessoas dançando atrai tanto os curitibanos que já conhecem o museu, quanto os turistas, que ficam impressionados ao ver Curitiba esbanjando cultura e diversidade artística em locais públicos tão famosos. Curitiba é conhecida justamente por conta disso, um grande epicentro cultural, Curitiba é Arte.
Em contrapartida, entendemos que com a chegada do COVID-19, as medidas de segurança em lugares públicos se tornaram indispensáveis. E que, com a pandemia, foi evitada a aglomeração. Admiramos os gestores do museu por terem tomado essas medidas tão necessárias para a diminuição de casos de covid19, entendemos a gravidade da situação. Porém, nesses últimos meses aconteceram alguns eventos grandes no museu, havendo aglomeração. E, até hoje, os guardas estão proibindo a entrada de grupos de dança dentro da área espelhada. Avaliando as atuais circunstâncias de Curitiba, privar artistas de espalharem sua arte, usando um local público para ensaiar é errado e um ato inadequado, principalmente se esse grupo não estiver fazendo nada de errado.
Concluindo, nós dançarinos de Curitiba, seguindo todos o protocolos de segurança para evitar a propagação de covid19, gostaríamos de voltar a ensaiar a nossa arte no MON. Agradecemos a compreensão e esperamos um retorno agradável a todos.