Rede de Drenagem com Malha - Concórdia SC

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!

Estudos recentes sobre a poluição marinha, apontam que pelo menos 25 milhões de toneladas de resíduos são despejadas por ano nos oceanos. E a maior parte disso (80%) tem origem nas grandes e pequenas cidades, em razão de uma má gestão dos resíduos sólidos.

O caminho é conhecido: sem descarte adequado, resíduos vão parar em lixões, muitos deles à beira de corpos d’água, que seguem pelo seu caminho natural até o mar.

A cidade de Kwinana, na Austrália, está testando uma solução que permite diminuir as descargas de lixo dos sistemas de drenagem: instalou redes nas saídas dos canos que prendem o lixo, impedindo-o de sair do tubo. O sistema foi montado em Março, em duas localizações da reserva de Henley, próxima de zonas residenciais. Desde aí, as duas redes foram limpas três vezes. Foi recolhido um total de 370 quilogramas de lixo, maioritariamente “embalagens de comida, garrafas, areia e folhas de árvores”, lê-se no portal de notícias da câmara.

Em uma cidade de 74 mil hab.(estimativa IBGE 2018) seria um sistema ótimo até pessoas se conscientizarem de seus maus hábitos de descarte incorreto. Ajude a espalhar essa ideia, pequenos atos que fazem diferença na sociedade. Precisamos começar a tomar providencias urgentes pois até 2050 os nossos Oceanos terão mais plástico do que peixes!

°°°  AJUDE NESSA CAUSA VOCÊ TAMBÉM!  °°°