Salvar a última área verde pública do Jardim América-RJ.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!

A cobertura vegetal da maior área de Planejamento da cidade, a AP3, é a região ambientalmente mais degradada do município do Rio de Janeiro, possuindo as maiores taxas de antropização e um dos menores índices de áreas verdes, tão carente de remanescentes florestais, conforme detalhamento na Tese de Doutorado da pesquisadora da COPPE, Jane Ruffato Pereira Ferreira, apresentada no ano de 2016, com o título:“Uma nova variável no planejamento para o desenvolvimento urbano sustentável: áreas verdes em quintais no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro”, vem mais uma vez confirmar o que está acontecendo nas áreas periféricas dessa cidade.

Sendo assim além dos quintais, precisamos recuperar ou manter o que cada vez mais vem sendo destruído pelo poder público ou por ocupações de moradia popular, e que são importantes como praças, parques e florestas urbanas, onde  proporcionam inúmeras vantagens para a qualidade ambiental urbana, os conhecidos serviços ambientais ou ecossistêmicos.

Com tudo que foi dito proponho um abaixo-assinado, com o sentido de iniciar uma mobilização a fim de conservar essa área de cobertura arbórea, no bairro do Jardim América-RJ. Como mostra a imagem do Google Earth, trata-se de uma área com  remanescente vegetação de árvores de pequeno porte, localizada na Rua Debussy, atrás do Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), Professor Carlos Falseth e da Escola Estadual Pedro Fernandes. Além de ser uma opção para a melhoria da qualidade vida dos moradores do entorno, ainda pode servir como parte do aprendizado em educação ambiental para as crianças do EDI e dos alunos da Escola Pedro Fernandes.

Textos sobre o assunto:

-A IMPORTÂNCIA DAS ÁREAS VERDES PARA A QUALIDADE AMBIENTAL DAS CIDADES (http://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/article/viewFile/835/849

-A IMPORTÂNCIA DOS PARQUES URBANOS E ÁREAS VERDES NA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM CIDADES http://revistas.ufpr.br/raega/article/view/30747

Reportagens:

- http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2015/11/como-areas-verdes-nas-cidades-geram-beneficios-para-saude.html;

-https://oglobo.globo.com/rio/bairros/baixo-indice-de-areas-verdes-da-zona-norte-do-rio-contraria-recomendacao-da-oms-21543617;

-http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/10/fao-pede-a-protecao-das-arvores-das-cidades.html

Legislação:

-Lei da Política Nacional do Meio Ambiente – número 6.938 de 17/01/1981.

Hoje: Sergio está contando com você!

Sergio Lima precisa do seu apoio na petição «Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro : Salvar a última área verde pública do Jardim América-RJ.». Junte-se agora a Sergio e mais 305 apoiadores.