Reabertura do Restaurante Popular Tia Vicentina já (Madureira)!

Reabertura do Restaurante Popular Tia Vicentina já (Madureira)!
Nós, moradores da cidade do Rio de Janeiro, viemos a público manifestar repúdio ao fechamento do Restaurante Popular Tia Vicentina, localizado em Madureira, que nesse momento se encontra fechado, abandonado e sem previsão de reabertura.
Os restaurantes populares são importantes equipamentos públicos destinados à segurança alimentar e nutricional da classe trabalhadora, visando tornar mais acessível à população urbana uma alimentação adequada, a preços reduzidos. São espaços onde, muitas vezes, milhares de pessoas empobrecidas garantem a única refeição diária.
Do que se tem notícia, os restaurantes localizados nos bairros de Madureira, Irajá, Méier e Centro da Cidade estão fechados, estando dois em situação de abandono. Ao que tudo indica, os restaurantes estão fechados por conta de um decreto estadual determinando gestões compartilhadas com os municípios e em função da dívida do estado com os fornecedores, que prestavam os serviços.
Dentre os restaurantes fechados, está o Restaurante Popular Tia Vicentina, em Madureira, na Zona Norte do Rio, que já chegou a servir 3000 refeições por dia e está sem funcionar desde 2016. Em agosto de 2017, a prefeitura anunciou que as obras no Tia Vicentina estavam em andamento e que ele seria reaberto em meados de 2018, mas o local segue abandonado.
É importante mencionar, também, os relatos de que pessoas em situação de rua estão ocupando o restaurante abandonado. Defendemos a reabertura do restaurante, mas não o despejo de quem está o habitando. Precisamos, urgentemente, de políticas públicas que garantam o direito à moradia para todos e não apenas para quem pode pagar por ela.
Nessa conjuntura, a Frente Ampla Suburbana vem reforçar a importância dos restaurantes populares enquanto equipamentos públicos de proteção à classe trabalhadora. Um restaurante popular fechado implica em uma grande população desassistida, em situação de fome. A fome é urgente, não espera e o subúrbio sofre.
Por isso, queremos já a reabertura do restaurante popular Tia Vicentina já!
FRENTE AMPLA SUBURBANA (FAS)