Tombamento e preservação do prédio da antiga fábrica Ford na Rua Sólon

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!


A Ford foi a primeira fabricante de automóveis instalada no Brasil. A filial brasileira foi a segunda da empresa na América do Sul (em seguida da Argentina). Suas operações tiveram início em 1919, com a montagem dos automóveis Modelo T e dos caminhões Modelo TT sendo feita em um modesto galpão alugado, localizado na Rua Florêncio de Abreu, no centro de São Paulo. 


Já em 1920 a empresa mudaria para um imóvel maior, porém ainda de aluguel, na Praça da República. No entanto, com o sucessivo crescimento das vendas do Modelo T, a empresa americana decide comprar um grande terreno no bairro do Bom Retiro e dar um importante - e histórico - passo para sua história em nosso país.


No segundo semestre de 1921, com projeto assinado pelo renomado arquiteto Albert Kahn (o mesmo responsável pela fábrica de Highland Park, nos EUA), era inaugurada a unidade fabril da Rua Solon. A construção contava com uma enorme quantidade de área envidraçada, para favorecer ao máximo o aproveitamento da luz natural. Inicialmente com dois andares, um terceiro pavimento foi adicionado ainda durante a década de 1920. A fábrica continuou sendo a principal linha de montagem da Ford no Brasil até 1953, quando foi inaugurada a fábrica do Ipiranga (que hoje não existe mais).


O imóvel da Rua Solon foi de propriedade da Ford até a década de 1960, quando foi vendido. Ele existe até os dias de hoje, porém se encontra em estado de abandono, algo especialmente triste se considerarmos sua importância histórica, afinal este foi o primeiro projetado especificamente para abrigar uma linha de montagem automobilística. Isso faz dele o local perfeito para abrigar um museu do automóvel na Capital. Outra injustiça é que esse importante imóvel nem ao menos é tombado pelo patrimônio histórico. Queremos corrigir esse deslize fatal antes que seja tarde.



Hoje: Philippe Pietro está contando com você!

Philippe Pietro Santos Zelak precisa do seu apoio na petição «Prefeitura da Cidade de São Paulo: Tombamento e preservação do prédio da antiga fábrica Ford na Rua Sólon». Junte-se agora a Philippe Pietro e mais 189 apoiadores.