FICA CULTURA

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!


FICA SECRETARIA DE CULTURA!

Amigas e amigos de Ouro Branco,

Queremos por meio deste manifesto convocar nossa comunidade para uma luta que diz respeito a todos nós: a permanência da Secretaria Municipal de Cultura.

Um projeto enviado pelo prefeito à Câmara Municipal propõe que essa e outras secretarias sejam extintas e transformadas em uma única pasta, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Nós, da Casa de Música de Ouro Branco, não concordamos com esta mudança. Lembramos que a Secretaria de Cultura existe justamente para atender à grande demanda de música, literatura, expressões populares e outras áreas das artes necessária para o desenvolvimento de nossa região. Há 20 anos realizamos nosso projeto cultural que difunde a música erudita e forma centenas de jovens de diversas idades, muitos deles hoje espalhados por algumas das escolas mais importantes do Brasil e do mundo. Só conseguimos isso porque a Cultura foi tratada como bem essencial pelo município.

Como disse Afonso Borges, criador do Sempre um Papo, em um artigo para o jornal O Globo na época do fim do Ministério da Cultura, “não se faz economia ao juntar as áreas. Ao contrário – se faz economia ao incentivar este setor que é hoje, um dos que mais cresce, gera empregos e impostos. A Economia Criativa da Cultura devolve à sociedade, em termos de impostos, negócios e empregos”.

Fica assim claro que o desmonte da secretaria de Cultura enfraqueceria não só a formação de nossos jovens e moradores, mas prejudicaria o desenvolvimento de Ouro Branco como um todo. Nossa cidade – de tradição essencialmente mineradora – lutou muito para hoje ser referência cultural no interior mineiro. Com a construção da nova sede da Casa de Música acreditamos que o número de eventos irá aumentar imensamente.

Tratar todas as secretarias em uma única pasta significa enfraquecer este caminho, desmontar o que foi construído.

Para além da economia, ressaltamos: a Cultura é nossa identidade. O acesso a Cultura é um direito de todo cidadão! Sem cultura não há memória e muito menos história.

Por isso, se você concorda com este manifesto, assine o abaixo assinado e compartilhe com seus amigos.

Att,

Associação Cultural Casa de Música de Ouro Branco.