Pelo fim do serviço de táxi em Curitiba

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!

Com a ascensão dos serviços de transporte individual com Uber, Cabify e afins, o modelo do serviço de táxi, gerido pelas prefeituras tornou-se obsoleto - os novos serviços expuseram todas as deficiências do serviço "autorizado" de transporte, como:

- pinturas caras para regulamentação dos automóveis;

- monopólio de placas de táxi por poucos, principalmente políticos;

- falta de treinamento e mal atendimento;

- carros sujos e fedorentos;

- motoristas mal-humorados, que tentam "passear" com os passageiros por uns poucos reais à mais;

- dificuldade de pagamento em cartão;

- motoristas escolhem corridas baseado em quanto poderiam ganhar;

- demora em resposta às chamadas dos clientes;

- motoristas extorquidos em "aluguéis" de placas, entre outros.

Visto isso, a população de Curitiba como um todo, incluindo os próprios atuais motoristas de táxi, teriam muito à ganhar com tal medida. As empresas/aplicativos de transporte individual podem facilmente preencher esta lacuna, oferecendo um serviço similar ao do táxi, à um valor muito inferior e de maior qualidade. Os motoristas ganhariam mais, pois com corridas mais baratas seria mais requisitados, e estariam livres da máfia das placas de táxi, podendo trabalhar com o próprio carro e estarem livres para sustentar melhor suas famílias. Sem contar que o formato atual do serviço de táxi é incapaz de competir com estes novos serviços, bastante superiores e infinitamente mais populares - manter o serviço de táxi nesta situação é um desserviço, com os impostos dos cidadãos sendo gastos num serviço ineficaz e que ninguém mais usa - e o pior: esta falta de uso gera falta de renda aos próprios taxistas, amarrados pela coleira estatal. A eliminação por completo deste serviço tornaria o mercado livre para que estes motoristas possam competir em pé de igualdade, e Curitiba seria novamente exemplo para o país em tomar a melhor decisão e mais correta em soluções urbanas.

Hoje: Adriano está contando com você!

Adriano Trancoso precisa do seu apoio na petição «Prefeito Rafael Greca: Pelo fim do serviço de táxi em Curitiba». Junte-se agora a Adriano e mais 7 apoiadores.