NÃO AO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS: Por uma educação online de qualidade na pandemia.

NÃO AO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS: Por uma educação online de qualidade na pandemia.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!
Com 500 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!
Daniele Tadeu criou este abaixo-assinado para pressionar Prefeito Orlando Morando e

Nós pais/responsáveis das crianças da EMEB Paulo Teixeira de Camargo de SBC, passado um ano de pandemia, esperávamos que a Secretaria de Educação de SBC se adaptasse a esse terrível momento que estamos vivendo, melhorando o ensino a distância, seja por meio de treinamentos dos professores no uso de ferramentas digitais ou na disponibilização do acesso à internet e equipamentos para os professores e alunos. Entretanto, o que aconteceu foi que pouco investimento foi realizado e o pouco que os professores conseguiram sem nenhum suporte, inclusive de internet, foi retirado recentemente com o retorno das aulas presenciais parciais.
Depois de alguns meses, que a maioria dos alunos estavam se adaptando e gostando do ensino online, com aulas todos os dias, com os professores principais de cada turma e encontros síncronos a Secretaria da Educação em SBC e o Prefeito Orlando Morando decidiram retomar o ensino presencial, o que forçou que professores da rede retornassem às escolas para atender uma minoria, em detrimento do ensino “com alguma qualidade” para a maioria dos alunos. A ação gerou sobrecarga para os professores que precisam dar a aula presencial e organizar as atividades do ensino online.
O que vemos no momento é uma mudança na grade de aulas que coloca os alunos que não optaram pelo ensino presencial em desvantagem, em relação às disciplinas que são base, como por exemplo, português, matemática, geografia, história e ciências. Essas disciplinas não são oferecidas online e o que é ofertado são as disciplinas de educação física, artes e informática.
Para piorar, nem essas disciplinas estão sendo ofertadas 100%, visto que muitos professores estão sendo afastados por contaminação ou contato com a Covid-19. Estamos muito preocupados com esse retorno presencial, sendo que os casos de contaminação e mortes pela Covid só vem aumentando e apenas 12% da população nacional tomou a 2ª dose da vacina, o que coloca em risco nossas crianças, professores, funcionários da escola e familiares.
A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania (Estatuto da Criança e do Adolescente)” – Nossas crianças estão com o desenvolvimento ameaçado por conta do risco da contaminação que está em altos patamares.
O Estado, por meio de todos os seus poderes (executivo, legislativo e judiciário) e níveis da federação (União, Estados, Municípios), deve efetivar os direitos e garantias constitucionais, o que significa não só oferecer as condições para o exercício do direito, como também fiscalizar o seu cumprimento.” – Não há condições mínimas do retorno das aulas presenciais, nem de infraestrutura, nem de recursos humanos, o que não garante a segurança dos alunos.
“Os poderes executivos, ou seja, as prefeituras, os governos estaduais e o governo federal, têm como função principal, no que tange o direito à educação, promover essa política social básica” - As crianças estão tendo seu direito a educação negado, visto que os professores estão na escola e a grande maioria dos alunos em casa sem uma educação mínima de qualidade.
Todos os pontos levantados cada vez mais prejudicam o ensino e a aprendizagem, por isso, queremos por meio deste abaixo assinado solicitar o cancelamento das atividades presenciais e a retomada da programação 100% online, com aulas todos os dias. Além disso, solicitamos suporte aos professores, de preferência que também fiquem em casa para sua segurança e tenham meios de acesso, como dados de internet, para continuar desenvolvendo o trabalho com as crianças, que mesmo tendo limitações estava dando certo. O acesso a equipamentos eletrônicos e internet aos alunos menos favorecidos também deveria ser uma preocupação da prefeitura, visto que estes são os mais afetados em todos os níveis da pandemia, principalmente no acesso à educação.
Se você é a favor do retorno do ensino 100% online com professores diariamente conectados com nossas crianças e um planejamento assim até que essa pandemia esteja controlada, participe deste abaixo assinado e nos ajude a cobrar da Secretaria de Educação de SBC, bem como do nosso Prefeito Orlando Morando, uma ação responsável e mais eficiente.

***Assine e compartilhe para que nossas crianças fiquem em segurança, mas não deixem de ter um ensino com o mínimo de qualidade!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!
Com 500 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!