NOVO PREFEITO, NOVA REVISÃO DO PLANO DIRETOR

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!

O Observatório Urbano posiciona-se contrário às propostas de alterações do Plano Diretor, tal qual enviado pelo Poder Executivo à Câmera Municipal de Uberaba, devido à precariedade de participação popular e aos diversos retrocessos urbanísticos, ambientais e sociais propostos.

Deve-se questionar a quem estas “atualizações” irão beneficiar. Deve-se indagar o porquê, mais uma vez, da necessidade de socialização do prejuízo. Crescer não é necessariamente desenvolver (pois até o câncer cresce...). Desenvolver é planejar, o que implica participação popular e decisões pautadas em estudos técnicos.

Não há por que, no término de uma gestão, aprovar um “esboço de cidade” determinado por poucas pessoas, após assistirmos ao aumento da área impermeabilizada, à segregação socioespacial com bairros periféricos cada dia mais distantes e um Centro vazio, à recorrência de enchentes, à abertura de loteamentos no entorno de Estação de Tratamento de Esgoto, à supressão de centenas de árvores e movimentos para desproteção do patrimônio histórico, em uma cidade que anseia tornar-se referência mundial com o Geoparque.