NÃO QUEREMOS mais lixeiras de 85 mil para Cascavel

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!


Há cerca de 60 dias foram instaladas quatro lixeiras (contentores soterrados) na Avenida Brasil, região central da cidade de Cascavel, por um valor de R$ 84.500,00 cada uma, o que gerou uma reclamação geral da população de Cascavel por conta do valor de cada lixeira.

Os contentores servem apenas para lixo orgânico, impedindo, portanto, o descarte de qualquer outro tipo de material. Deveriam ser instaladas na região central um maior número de lixeiras comuns (aquelas baratinhas), pois as pessoas que circulam por esta região produzem um volume maior de resíduos recicláveis, como latas de refrigerantes, sacos plásticos e panfletos, por exemplo.

Além disso, foi justificado pela Prefeitura Municipal de Cascavel que teria um grande acúmulo de resíduos provenientes de restaurantes no centro, o que não procede. Não existe um histórico de reclamações de mau cheiro na Avenida Brasil, muito menos acúmulo de lixo de restaurante, até porque, se for para esta finalidade, são os próprios restaurantes responsáveis pela destinação correta do lixo gerado por eles, e eles, ou a própria empresa de coleta de lixo que deveriam dar uma solução.

Ainda, se a instalação de lixeiras de 85 mil reais nos lugares onde há restaurante se tratar de uma política pública, então iremos instalar em toda a cidade? Óbvio que não. Esta foi a única explicação encontrada para a compra dessas lixeiras, como meio de justificar aquilo que de fato não é justificável.

Mais ainda, em primeira análise foram encontrados possíveis indícios de fraude, não só na licitação de Cascavel, bem como na licitação das mesmas lixeiras na cidade de Guarapuava, o que já foi denunciado ao Ministério Público, Polícia Civil e Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

Porém, para nossa surpresa, no dia 25 de julho, durante reunião na Associação Comercial e Industrial de Cascavel – ACIC, o Prefeito Leonaldo Paranhos anunciou a compra de mais quatro lixeiras de 85 mil reais cada, justificando ainda que seria pelo problema dos restaurantes e que a escolha do local da instalação das lixeiras seria feita em parceria com o Sindicato dos Bares e Restaurantes de Cascavel.

Os cidadãos de Cascavel, que abaixo assinam essa petição, pedem encarecidamente ao Prefeito Municipal Leonaldo Paranhos que não faça essa compra, pois há outras prioridades para nosso município, que inclusive nem lixeiras normais tem, quanto mais essas lixeiras que custam milhares de reais que não servirão ao interesse público. Não use o nosso dinheiro dessa maneira.