Não ao fechamento do Ensino Médio do EJA da Prefeitura. Em defesa da qualidade de ensino!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!


No dia 21/3/17, o Secretário de Educação de Itu, Walmir Scaravelli, comunicou às professoras e aos professores da rede de ensino público da Prefeitura, atuantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o fechamento das turmas de Ensino Médio. Essa mudança drástica pretende entrar em vigor já no próximo semestre, dia 26/7, demonstrando o caráter arbitrário da decisão.

A notícia é apavorante para a Educação. Mais de 1.200 alunos, bem como inúmeros professores e funcionários concursados e contratados pela Prefeitura, seremos afetados com essa medida abrupta, que pretende transferir o EJA para a rede estadual de ensino. Ituanas e ituanos reconhecem a importância e a qualidade dos anos de Ensino Médio do EJA ofertados pela Prefeitura. Fechar essas turmas será uma profunda demonstração de descaso e abandono da atual gestão.

Isso irá trazer inevitavelmente a precarização da Educação, já tão maltratada no sistema público de ensino. É o que vemos com as escolas estaduais do estado de São Paulo, com sua enorme quantidade de alunos em sala de aula (45 em média), e as péssimas condições de trabalho oferecidas aos professores.

Como se isso não bastasse, a Prefeitura erra (ainda mais) porque não discutiu tal medida com as trabalhadoras e trabalhadores da Educação, sequer o fez com os alunos. Desrespeitou, assim, a população que será amplamente prejudicada com essa mudança. Alunos terão de se realocar em outros colégios e serão forçados a se adaptar a um novo local e horário de aulas, dificultando sua rotina como trabalhadores e estudantes simultaneamente. Funcionários não sabem o que irá lhes acontecer, se continuarão com seus cargos garantidos ou não. Professoras e professores perderão as turmas com as quais estão acostumados a trabalhar e terão o exercício de seus cargos profundamente afetado. Deixarão de ter sua carga suplementar, isto é, as aulas extras que assumem a fim de complementar sua jornada, e que permite a eles aumentarem sua renda (afinal, nenhum professor consegue sobreviver e manter sua família recebendo um pífio salário mínimo).

Educação é responsabilidade de todos os níveis de poder! Consta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) e na Constituição Federal (1988) que os Estados atuarão prioritariamente no Ensino Médio. No entanto, essa não é sua incumbência EXCLUSIVA. Ou seja, a legislação autoriza que os municípios assumam a responsabilidade pelas turmas de Ensino Médio do EJA.

Queremos dados concretos e oficiais sobre como serão remanejados todas/todos agentes envolvidos, para avaliarmos o real impacto dessa medida. Defendemos um processo transparente e participativo sobre as decisões relativas à Educação no município de Itu. É preciso haver mais audiências públicas, reuniões e debates. Que o Secretário se dirija às escolas e explique diretamente aos alunos o que lhes irá suceder já no próximo semestre. E que se reconheça o quão descontentes e insatisfeitos estamos todas e todos diante dessa medida.

Por essa razão, dizemos NÃO à deterioração da Educação e de nossas condições de trabalho!



Hoje: Luna está contando com você!

Luna Pavao precisa do seu apoio na petição «Prefeito Guilherme Gazzola: Não ao fechamento do Ensino Médio do EJA da Prefeitura. Em defesa da qualidade de ensino!». Junte-se agora a Luna e mais 258 apoiadores.