Pela continuidade do ensino remoto na EBM Henrique Veras

Pela continuidade do ensino remoto na EBM Henrique Veras
A importância deste abaixo-assinado
Pais, profissionais da educação, estudantes e comunidade em geral do município de Florianópolis, vem, por meio deste, reivindicar que a Prefeitura Municipal de Florianópolis autorize a manutenção do ensino remoto na EBM Henrique Veras em razão do nível gravíssimo de contágio atual pela COVID-19.
Desde o início do ano letivo de 2021, a EBM Henrique Veras organizou seu trabalho remoto de forma qualitativa, buscando interagir com as famílias e principalmente com os estudantes através de aulas virtuais semanais por meio do google meet, atividades em nosso portal educacional postadas semanalmente, atividades impressas aos estudantes sem acesso ou acesso limitado a internet, comunicação direta nos grupos de whatsapp com as famílias e os estudantes, além de todo o trabalho de secretaria e de atendimento individualizado quando foi permitido e necessário, obtendo um retorno muito positivo da comunidade escolar.
Com a possibilidade de retorno ao presencial, o Conselho de Escola da EBM Henrique Veras reuniu-se no início do mês de março virtualmente para discutir sobre a situação da nossa escola para o retorno às aulas presenciais. Este conselho de escola, em sua representatividade (pais, professores, funcionários e estudantes) reconhece a importância do retorno das atividades escolares em modo presencial. Porém, diante de vários pontos que foram apresentados e que estão listados abaixo, este conselho deliberou que o retorno das aulas presenciais na EBM Henrique Veras em 09/04/2021, último dia dado pela Secretaria Municipal de Educação para o atendimento presencial, como NÃO VIÁVEL. A comunidade escolar entende, que NÃO é seguro retornar às aulas presenciais no dia 9 de abril nas condições atuais em que nossa escola e o nosso município de Florianópolis se encontram.
Ademais, defende que a definição da data para o retorno das atividades presenciais no sistema híbrido esteja relacionada a condições sanitárias seguras e de controle da pandemia, além da vacinação dos profissionais envolvidos no trabalho presencial na escola. Considerando as seguintes questões: redução nos casos de Covid e na crise do sistema de saúde no Estado de Santa Catarina; o aumento na oferta de leitos de UTI, medicação e oxigênio para atendimento dos pacientes com Covid-19; a contratação de pessoal para suprir a ausência dos profissionais considerados grupos de risco; a aquisição de equipamentos adequados de proteção individual (EPIs) para os profissionais da unidade escolar, estudantes, assim como condições do espaço físico que permitam maior segurança para todos.
Diante de todo o exposto, verificando o risco iminente de contaminação a que todos estarão expostos no cenário pandêmico atual, mesmo entendendo a importância do atendimento presencial, entendemos não haver possibilidade de retorno seguro nesse momento.
Portanto, considerando a possibilidade de haver somente o atendimento não presencial enquanto não houver a melhoria do quadro, nós, nos posicionamos coletivamente contra o retorno de nossos filhos/as, crianças e adolescentes, para o atendimento presencial neste momento.
Sem mais, contamos com o apoio e autorização da continuidade do ensino remoto por parte do Prefeito Gean Marques Loureiro e do secretário de educação Maurício Pereira neste pedido.
Tomadores de decisão
- Prefeito Gean Marques Loureiro
- Secretário de educação Maurício Pereira