Não ao despejo do Estação Net Rio! Não à demolição! #FICAESTACAONETRIO !

Não ao despejo do Estação Net Rio! Não à demolição! #FICAESTACAONETRIO !

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 25.000!
Com 25.000 assinaturas, esta petição se torna uma das mais assinadas na Change.org!

rafaela seda criou este abaixo-assinado para pressionar Prefeito do Rio de Janeiro e

Não ao despejo do Estação Net Rio!
Não à demolição!
#FICAESTACAONETRIO !

Repudiamos com veemência o fechamento e a demolição do cinema Estação Net Rio. Despejar e demolir o Estação Net Rio é destruir um patrimônio cultural do Rio de Janeiro. Um dos mais importantes cinemas e um dos últimos de rua da cidade está sob a ameaça de uma desenfreada e aniquiladora especulação imobiliária.

O Estação nasceu nos anos 80 e de lá para cá só reforçou sua importância como difusor, fomentador e agente de preservação do cinema. Abriu mais salas, incluindo as do Estação Net Rio, lançou filmes, realizou maratonas, festivais, prêmios, debates, cursos, shows, festas, exposições. Contribuindo de forma inestimável para a cultura, arte, geração de conhecimento e economia do Rio de Janeiro. Com uma programação de filmes de arte, de vanguarda, de filmes brasileiros, o grupo Estação de Cinema defende o cinema brasileiro e é responsável pela formação da cultura cinematográfica do carioca há 35 anos, além de abrir espaço para surgirem inúmeros talentos nacionais.

O Estação, que seguiu firme frente a todo tipo de problema, ultrapassando várias crises, agora luta frente ao seu despejo para a construção de mais um desnecessário prédio residencial em uma área que vem se consolidando como um efervescente e forte pólo cultural, só possível porque ali existem e resistem as suas salas de cinema há tantos anos.
Graças ao Grupo Estação NET de Cinema também outros cinemas históricos, como o Estação Net Botafogo e o grande Odeon, na Cinelândia, se mantiveram atuantes e pujantes durante as últimas décadas.

O Estação ja deixou claro que vem tentando fazer um acordo para o pagamento dos alugueis do período de pandemia. Negociou a mesma coisa com locadores dos outros cinemas. E todos os exibidores e comércios do Brasil fizeram a mesma coisa. A questão não é o pagamento de qualquer valor, mas se aproveitar da crise gerada pela pandemia para retomar o imóvel sem negociação nenhuma.

Um dos cinemas mais queridos da cidade não pode acabar!

Pedimos que o Grupo Severiano Ribeiro reveja seu posicionamento, contrário a cultura da cidade, e reverta esta situação. Não podemos deixar a especulação imobiliária destruir o patrimônio cultural da cidade!

Pedimos também que o poder público se posicione do lado da cultura, da população e do patrimônio da cidade nesta batalha e não permita que mais um bastião histórico-cultural da cidade seja destruído.

FICA ESTAÇÃO NET RIO!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 25.000!
Com 25.000 assinaturas, esta petição se torna uma das mais assinadas na Change.org!