Despolitiza Já! Jequié

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!

Caros candidatos a prefeitura de Jequié.

O diretor das escolas é o responsável máximo da unidade escolar respaldado por lei, sendo responsável pela organização e planejamento das atividades escolares e a criação de condições para o aprimoramento do processo educativo. A importância do diretor da escola está, portanto, centrada na forma como ele cria as condições de trabalho para os professores, garante infraestrutura básica de qualidade, proporciona as condições para a vida escolar dos alunos para que estudem e se desenvolvam da melhor forma possível, e auxilia e estimula a participação dos pais e da comunidade escolar. As formas mais comuns de seleção de diretores são: indicação política pela secretaria; eleição; processo seletivo; ou alguma combinação das anteriores.

A indicação política apresenta vários problemas. Ela permite que o prefeito indique apenas seus aliados políticos, e que a equipe de um município seja completamente mudada quando há troca de partido nas eleições. Essa descontinuidade é altamente detrimental à qualidade da educação pois impossibilita a continuação do trabalho da equipe educacional. Os efeitos negativos dessa descontinuidade são comprovados academicamente.1 A descontinuidade na gestão escolar, por sua vez, tem efeitos negativos comprovados no desempenho dos estudantes.2 Diferentes estudos demonstram que mudar o método de seleção de professores tem um efeito positivo no desempenho das escolas públicas.2, 3

As principais alternativas à indicação política são a eleição do diretor por funcionários e membros da comunidade escolar, e a escolha através de um processo de seleção (também conhecida como escolha meritocrática), que inclui provas, entrevistas e análise de currículo. Exemplos de cidades que usam estes métodos são Foz do Iguaçu-PR, que usa eleições, e Sobral-CE, que usa o processo seletivo. Ambas as cidades são destaques em educação no país.

Assim sendo, nós, eleitores de Jequié abaixo assinados, viemos pedir aos candidatos a prefeito que se comprometam a despolitizar a escolha dos diretores de escolas municipais da nossa cidade caso eleito.

Referências

1) Lucchesi, Andrea, and Paula Pereda. 2015. “O Processo de Seleção de Diretores nas Escolas Públicas Brasileiras.” Study prepared for Fundação Itaú Social.

2) Miranda, Jéssica Gagete, and Elaine Toldo Pazello. 2014. “Rotatividade de Diretores e Desempenho da Escola.” Masters Dissertation, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto.

3) Hoxby, Caroline Minter. 1996. “How Teachers' Unions Affect Education Production.” The Quarterly Journal of Economics 111 (3): 671-718. http://www.jstor.org/stable/2946669

Hoje: Maryvânsley está contando com você!

Maryvânsley Nunes precisa do seu apoio na petição «Prefeito: Despolitiza Já! Jequié». Junte-se agora a Maryvânsley e mais 60 apoiadores.