Vacinação - Estudantes da Saúde - UFU/MG

Vacinação - Estudantes da Saúde - UFU/MG

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!
Com 2.500 assinaturas, é mais provável que esta petição apareça na mídia!
Marcelo Carpegiani criou este abaixo-assinado para pressionar Odelmo Leao (Prefeito de Uberlandia) e

Desde 2014, o currículo dos cursos de medicina prevê aulas práticas desde o primeiro período.  Os alunos são inseridos precocemente nas Unidades de Saúde seguindo as diretrizes do Ministério da Educação (MEC), que estimula e cobra das Instituições essa vivência de estágios com estipulação de carga horária mínima de aulas práticas. Os alunos, ao frequentarem as Unidades de Saúde, ficam expostos e colocam em risco toda comunidade.

O prof. Geraldo Cury da UFMG, pondera que “o aluno não está em sala de aula porque não foi vacinado, mas alunos do primeiro período já têm contato com pacientes”. “Os estudantes devem ser vacinados porque têm contato com pessoas com problemas variados de saúde nas unidades de saúde, e não está escrito na testa de quem tem Covid-19 que a pessoa tem a doença”, pontua o especialista (Jornal O Tempo - dia 11/5/2021).

Os alunos estão em um ciclo vicioso: não podem ter prática porque não são vacinados e não são vacinados porque não tem aula prática.

As aulas práticas estão todas suspensas e irão atrasar a formação de nossos alunos que deveriam atuar junto às unidades de saúde e ao HC/UFU, que atende a população de Uberlândia e mais de 26 municípios de sua macrorregião.

A inclusão dos alunos da área da saúde da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que tem contato com pacientes ao longo de toda a graduação (medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, odontologia, psicologia e educação física), além dos que devem fazer estágios curriculares obrigatórios em centros de saúde (Biomedicina, Nutrição, Educação Física), no programa de vacinação de Uberlândia é fundamental para a retomada das atividades acadêmicas, não apenas na formação desses estudantes, mas também nas atividades de pesquisa e extensão da universidade. A vacinação é condição para, gradativamente, retomarem as atividades presenciais e práticas, beneficiando toda a comunidade.

Precisamos do apoio da comunidade para que a Prefeitura Municipal de Uberlândia autorize a inclusão dos alunos dos curso de saúde da UFU/MG no grupo de vacinação contra Covid-19 e propicie o retorno da formação de nossos futuros profissionais.  

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!
Com 2.500 assinaturas, é mais provável que esta petição apareça na mídia!