Abaixo-assinado encerrado

Continuem a Ciclovia da Radial Leste (Caminho Verde) até o Centro da Cidade

Este abaixo-assinado conseguiu 581 apoiadores!

Nós, moradores e ciclistas da Zona Leste, pedimos que a nossa principal e mais importante ciclovia, seja estendida até o Centro da Cidade.
É de vital importância para que qualquer plano cicloviário nesta região da cidade funcione, que esta ligação com o centro exista, já que o maior contingente de trabalhadores e ciclistas de São Paulo está na Zona Leste, porém empregos, opções de lazer, cultura e educação não estão aqui, fazendo com que a Radial Leste e as Linhas de ônibus, Metrô e Trem que fazem esse trajeto estejam sempre trabalhando muito acima da capacidade.

Vale lembrar que essa ciclovia acaba abruptamente em uma das principais entradas da Estação Tatuapé, o que demanda um alargamento da calçada (bem como alguns metros antes, onde a ciclovia se converte em mão unica por mais de 200 mts). O final da ciclovia desta forma representa perigo de morte aos ciclistas que são obrigados a ingressar na Radial Leste em pleno corredor de ônibus, não sem antes oferecer perigo aos pedestres que adentram à estação pois não há espaço suficiente na calçada para ambos.
Em resumo a verdade é que esta ciclovia é satisfatória (apesar de precisar de reformas) apenas até a Estação Carrão do Metrô, após este ponto, a ciclovia joga diariamente dezenas de ciclistas à própria sorte e isso é percebido amplamente pela população local, que não usa a bicicleta em seus deslocamentos a outras regiões justamente por esse motivo.

Toda e qualquer política de fomento ao uso deste modal na Zona Leste, seja implantação de ciclovias, uso de bicicleta como meio de transporte, lazer e inclusão, bem como iniciativas diversas (de oficinas comunitárias até empréstimo e locação de bikes por agentes privados), esbarram neste detalhe. O questionamento dessa ligação com o centro é um dos primeiros a serem feitos, já que por conta de injustiças históricas a população da Zona Leste (a mais numerosa da cidade) é dependente para trabalho, lazer, cultura, educação e etc, de outras regiões da cidade, sobretudo a Central, portanto carente também é o seu ciclista e boa parte das pessoas que topariam se deslocar de bicicleta diariamente.

Por todo o exposto, pedimos aos excelentíssimos que seja cumprida a promessa feita há um ano (e amplamente divulgada na mídia) de extensão dessa ciclovia até o Centro, seja através de uma solução conjunta com o Governo do Estado (dono de boa parte da área que margeia a linha férrea), ou apenas dentro das atribuições do município, pois observa-se claramente que esta ligação não está difícil se ser feita em boa parte do trajeto.

Hoje: Diego está contando com você!

Diego Mesa Marquez precisa do seu apoio na petição «Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad: continue a ciclovia da Radial Leste até o Centro da cidade». Junte-se agora a Diego e mais 580 apoiadores.