Ações emergenciais de combate à pandemia da Covid-19 nas comunidades periféricas de Olinda

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!

Rede Orgânica Periférica de Olinda
Rede Orgânica Periférica de Olinda assinou este abaixo-assinado

O Novo Coronavírus atingirá as periferias brasileiras de forma avassaladora.

Nas comunidades do município de Olinda que já se encontram em situação de grave vulnerabilidade social, como Peixinhos, Alto Sol Nascente, Salgadinho, Alto da Conquista, Rio Doce, Passarinho e Alto da Bondade, a pandemia traz o risco de um colapso social e econômico.

Algumas das dificuldades que as comunidades já vêm enfrentando são:

• A maior parte das pessoas nas comunidades sobrevive do trabalho informal e depende das saídas diárias para garantir o sustento das famílias, o que está no momento impossibilitado com as medidas de isolamento social.
  • A falta de saneamento básico, a falha no sistema de abastecimento de água e as moradias que abrigam famílias inteiras convivendo em contato próximo nesses bairros dificultam que sejam tomadas as medidas de proteção ao contágio estabelecidas pelos órgãos de saúde.
  • A determinação do Prefeito de Olinda para suspender a distribuição de merendas nas escolas para evitar aglomerações ameaça a segurança alimentar das crianças dos nossos bairros. Aglomerações podem ser evitadas com uma simples organização na distribuição de merenda, mas a fome pela falta de merenda dificilmente será evitada nas próximas semanas.

Os planos de ação de combate ao alastramento da Covid 19 devem levar em consideração a situação de calamidade pública destas localidades que já sofrem com a falta de direitos fundamentais como água e saneamento básico. A "curva" de afetados será muito mais acentuada nas nossas comunidades e a perda de vidas será muito maior.

A situação é de urgência e pede ações concretas e imediatas.

As organizações e pessoas abaixo assinadas demandam das autoridades - Prefeitura de Olinda e Governo do Estado de Pernambuco - as seguintes ações:

1. Retomada da distribuição da merenda escolar no município de Olinda, organizada por cada instituição de ensino em diferentes dias e horários para cada turma, de forma a evitar aglomerações.
  2. Restabelecimento do fornecimento de água nas comunidades ou, alternativamente, o envio de 10 caminhões-pipa com água potável por semana para cada comunidade, como forma de compensar a falta de abastecimento de água às residências.
  3. Distribuição de cestas básicas e kits de higiene emergenciais, em parceria com associações de moradores, organizada em diferentes dias e horários de forma a evitar aglomerações.
    * O número de cestas básicas e kits de higiene a serem enviados para as comunidades deve corresponder a 10% da população de cada bairro, cf. IBGE 2010, isto é, 1 cesta básica para cada 10 pessoas.
  4. Ampla divulgação da operacionalização do pagamento da renda básica emergencial, que será organizado pelo governo federal por período e em grupos, de forma a evitar aglomerações na Caixa Econômica e em casas lotéricas.
  5. Ampla divulgação e apoio do cadastramento de urgência de pessoas que não constam do Cadastro Único, a ser realizado pelo governo federal por meio de plataforma online.
  6. Estabelecimento de serviços remotos de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, como alternativa às formas presenciais de assistência;
  7. Estabelecimento de serviços remotos de atendimento psicológico gratuito.
  8. Estabelecimento e ampla divulgação de um canal de atendimento telefônico acessível para informações sobre procedimentos no caso de sintomas da Covid-19.

Junte-se a nós para pressionar o poder público a colocar as comunidades periféricas como absoluta prioridade nos planos de ação de combate ao alastramento da Covid 19.

Assinam este abaixo-assinado as organizações da Rede Orgânica Periférica de Olinda. Contato: redeorganicaperifericaolinda@gmail.com

Grupo Comunidade Assumindo suas Crianças (GCASC) - Peixinhos/ Movimento Cultural Boca do Lixo - Peixinhos/ Biblioteca Multicultural Nascedouro - Peixinhos/ Coletivo Sempre Vivas - Rio Doce/ Grupo S.O.L. (Sonho, Organização e Luta) - Alto Sol Nascente/ Boi Mandingueiro - Alto Sol Nascente/ Grupo Ação com Esperança - Passarinho e Alto da Bondade/ Grupo de Teatro Atual (GTA) - Alto da Bondade/ Projeto Feneaalto - Alto da Conquista/ Biblioteca Solar de Ler - Carmo/ Rede de Bibliotecas Comunitárias (Releitura)/ imuê - Instituto Mulheres e Economia