Retorno das aulas presenciais em Dias D'ávila Bahia

Retorno das aulas presenciais em Dias D'ávila Bahia

MANIFESTO DA SOCIEDADE PELA URGÊNCIA DA VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS.
Na qualidade de mães, pais e cidadãos da cidade de Dias D'ávila (abaixo assinados), acreditamos que priorizar o melhor interesse da criança e do adolescente é dever do Estado, da família e da sociedade garantido pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
Compreendemos que, diante da complexidade do enfrentamento da pandemia de covid-19, as diversas esferas de governo adotaram medidas extremas no início de 2020 com vistas a evitar o colapso do sistema de saúde, dentre as quais, a suspensão das aulas presenciais nas escolas públicas e particulares.
Contudo, passado mais de um ano de combate à pandemia de covid-19, e não obstante os avanços significativos da ciência em relação ao conhecimento da doença e seu impacto nas crianças e estabelecimentos de ensino, o Brasil ocupa o vergonhoso posto de 2º país no mundo em que as escolas se encontram fechadas por mais tempo, superando 300 dias.
A ciência já comprovou, por exemplo, que as crianças são as que menos se infectam, raramente apresentam casos graves e são as que menos transmitem a doença. Experiências realizadas na Europa e no Brasil comprovam que há segurança na abertura das escolas, desde que seguidos os protocolos de saúde adequados.
Por outro lado, a manutenção das escolas fechadas e o isolamento social prolongado vem causando danos de longo prazo a toda uma geração e significa clara ameaça ao direito à educação das crianças e jovens paulistanos. As escolas oferecem muito mais do que conteúdo acadêmico; são espaços de troca, de convivência entre alunos e professores e de apoio socioemocional. Também é na escola que muitas crianças têm acesso à melhor alimentação do dia, sobretudo aquelas de famílias de menor renda. No entanto, para cumprir seu papel fundamental em nossa sociedade, as escolas precisam estar abertas.
A OMS, Unicef e Unesco tem apelado aos governos para que priorizem a abertura de escolas . Em entrevista coletiva no último dia 19 de novembro, o diretor chefe do escritório da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Europa, Hans Kluge afirmou: “As escolas primárias devem ser mantidas abertas uma vez que crianças e adolescentes não estão provocando a disseminação do novo coronavirus conhecido como SARS-CoV-2 e o fechamento de escolas não é eficaz.”
Em face de tantas evidências, argumentos científicos e determinação legal, não há como se justificar a manutenção do fechamento das escolas sem data confirmada para retomada de suas atividades regulares na cidade de [nome do município].
Em vista de todo o exposto e considerando que o Prefeito da Cidade de Dias D'ávila vem postergando mês a mês o retorno das atividades escolares a retomada gradual das atividades escolares regulares presenciais em todas as escolas do Município de Dias D'ávila que se adequarem aos protocolos de higiene e distanciamento estabelecidos pelo Governo do Estado da Bahia, cabendo às famílias a decisão sobre levar seus filhos para a escola.