Coleta de lixo reciclável (seletiva)

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!
cm sotnas criou este abaixo-assinado para pressionar Prefeito ACM Neto e

É comum vermos lixos de todos os tipos (resíduos, normalmente) em sacos plásticos ao serem descartados. O descarte incorreto desses resíduos são preocupantes, tendo em vista a quantidade crescente de lixos em todo o mundo. Esse é um problema que gera consequências ruins não só a população, como o próprio meio-ambiente, pois além de materiais recicláveis não serem reutilizados, ainda há a grande questão quanto ao descarte, que por diversas vezes, gera montanhas de lixo em locais impróprios.

Segundo o blog BRK Ambiental "há uma carência muito grande na área de saneamento", e por mais que o PNRS indique que haverá mudanças, percebemos sem muito esforço que nada está diferente. A queixa de moradores sobre animais como baratas e ratos são frequentes em lugares que não possuem saneamento básico e até mesmo lixeiras dentro de casa, mostrando que o problema está muito além do que é dito.

A taxa de descarte adequado de resíduos é de 11,4% na região nordeste, encontrando-se em último lugar no ranking de estados. Eu facilmente acreditaria nesse dado, pois na minha rua, descartamos o lixo em um lugar indicado pelos próprios moradores, assim como acontece em vários outros bairros da cidade de Salvador.

Portanto venho pedir encarecidamente que você ajudem a fomentar a causa (o objetivo da petição é especificamente em Salvador, na Bahia, mas espero que possa se estender a outros estados também) para que as autoridades, juntamente à empresas privadas, possam fazer algo a respeito do descarte inadequado de resíduos e a iniciativa de uma coleta de resíduos seletiva, adotando o sistema já existente de separação desses por categorias e encaminhando-os a um local correto para que haja reuso deles. Existem várias outras soluções também, como o aumento de estações de reciclagem e uma boa gestão de resíduos, processos que raramente são vistos.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!