NÃO ACEITAMOS MAIS UMA TERMELÉTRICA NO CEARÁ!

NÃO ACEITAMOS MAIS UMA TERMELÉTRICA NO CEARÁ!

Início
30 de junho de 2019
Petição para
Candidatos ao Governo do Estado do Ceará
Assinaturas: 2.896Próxima meta: 5.000
Apoie já

A importância deste abaixo-assinado

Iniciado por Clima de Urgência

NÃO ACEITAMOS MAIS UMA TERMELÉTRICA NO CEARÁ!

Estamos sob a ameaça da vinda de mais uma termelétrica para o Ceará, impactando o clima, o meio ambiente e as comunidades locais! Em um estado com enorme potencial para energia renovável, investir em termelétrica é uma PÉSSIMA escolha. Sabe por quê? As termelétricas queimam combustíveis fósseis, ou seja, gás natural, carvão mineral e óleo, liberando toneladas de dióxido de carbono (CO2) e contribuindo com as mudanças climáticas. Como resultado, temos ondas de calor cada vez mais frequentes, secas mais prolongadas, tempestades e inundações mais intensas, aumento do nível do mar, além da extinção de milhares de espécies. E o pior: tudo isto já está acontecendo!

As 5 termelétricas que existem no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) já são responsáveis por um cenário assustador de destruição social e ambiental, causando doenças respiratórias e de pele nos moradores locais, que têm suas casas diariamente invadidas por pó de carvão mineral. Como se não bastasse, mais uma termelétrica está vindo para cá, desrespeitando e ameaçando a existência das comunidades locais e indígenas da região, como o povo Anacé.

Essa nova termelétrica, chamada de Portocem, caso seja instalada, será uma das maiores termelétricas à gás da América do Sul! E, sozinha, vai produzir mais CO2 do que toda a frota de veículos de passageiros do Ceará, além de puxar 3 milhões de litros de água do mar por hora e devolver 1,5 milhão de litro de água poluída, quente e com o dobro da concentração de sal, matando e sufocando os animais marinhos da região. 

Por estes motivos, EXIGIMOS ao próximo governador do Ceará que a Portocem e nenhuma outra termelétrica seja aprovada para o nosso estado. Temos somente três anos para agir e reduzir as emissões de CO2 do Ceará. E só será possível barrar as catástrofes climáticas com energia limpa, justa e inclusiva! Você também é essencial e pode fazer a diferença: no dia 2 de outubro de 2022 vote em candidaturas comprometidas com o clima, a vida e a justiça social. 

Estamos em clima de urgência, sem tempo para termelétricas!

Assine e divulgue este abaixo-assinado para que a voz da população cearense chegue até o próximo governador do Ceará.

---

Este abaixo-assinado foi criado em 2019 pelo coletivo Ceará no Clima nas mobilizações do processo de licenciamento ambiental para a termelétrica Portocem e, atualmente, está sendo reativado pela campanha Fora Termelétrica, composta pelo Instituto Verdeluz, coletivo Ceará no Clima e movimento Jovens pelo Clima Ceará.

#foratermelétrica

Apoie já
Assinaturas: 2.896Próxima meta: 5.000
Apoie já