Pela contratação de tradutores-intérpretes de Libras no quadro funcional permanente da USP

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!
Com 1.000 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!
Semana da Educação criou este abaixo-assinado para pressionar Pró-reitoria de graduação da USP e

Considerando o histórico de oferecimento da Semana da Educação da FEUSP, enquanto evento de cultura e extensão universitária voltado para a comunidade interessada às pautas educacionais, esta é a primeira edição em que contaremos com a presença de intérpretes de Libras em todas as atividades. Isto posto, agradecemos o apoio prestado pela Faculdade de Educação da USP.

Essa conquista é muito importante e apesar de ser um passo significativo no processo de democratização do conhecimento para a comunidade surda, ainda não pode ser considerada como um ganho a longo prazo.

Para eventos educacionais de mesma natureza, é uma realidade muito comum buscar equipes de intérpretes de Libras para trabalhar voluntariamente. No entanto, essa prática não é capaz de  reconhecer de modo adequado esse trabalho que é tão laborioso e necessário, tendo em vista a qualificação e o domínio linguístico desses profissionais.

Cabe também acrescentar, que é muito importante que pessoas surdas possam ter condições de prestar concursos para trabalhar e/ou prestar o vestibular e estudar na USP. Queremos uma Universidade que possa receber servidores e estudantes surdos e/ou outras pessoas com deficiência.

Infelizmente, a Universidade de São Paulo ainda está atrasadíssima com as questões de acessibilidade. A Lei da Libras, nº 10.436, é de 2002 e o Decreto que a regulamenta, nº 5.626, é de 2005! Mesmo após 15 anos da regulamentação, a USP ainda não criou o cargo de tradutor-intérprete de Libras em seu quadro permanente de funcionários.

Precisamos de uma solução para este problema! A contratação pontual de intérpretes não resolve a conjuntura mais ampla e é mais custosa do que se a instituição tivesse esse profissional em seu quadro.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!