Abaixo-assinado encerrado

Sistema eleitoral e representativo legislativo DISTRITAL PURO e MAJORITARIO

Este abaixo-assinado conseguiu 16 apoiadores!

5 RAZÕES PARA ADOTARMOS

O VOTO DISTRITAL

1. Democracia de proximidade

Além de estreitar as relações entre o político e a sua base eleitoral, o eleitor passa a ter consciência plena de quem o representa na sua localidade. Essa aproximação facilita na hora de fiscalizar, cobrar e saber o que o político da sua região está fazendo.

2. Fim dos puxadores de voto

Uma das maiores virtudes do voto distrital é eliminar a lógica dos puxadores de voto, o famoso efeito Tiririca. O sistema atual permite que você vote em um e acabe elegendo outro sem nem saber. Nas eleições de 2014, por exemplo, apenas 38 dos 513 deputados foram eleitos por suas próprias pernas. O restante contou com votos dados a outros políticos ou às suas legendas.

3. Redução dos custos de campanha

No sistema proporcional, os candidatos a deputado federal e estadual e vereador precisam percorrer todo o estado (ou cidade) em carreatas caras para se fazerem conhecidos. Já no voto distrital, eles se limitariam a uma área bem menor, diminuindo significativamente os gastos com campanha. Campanhas mais baratas refreiam a corrupção e abrem caminho à eleição de lideranças locais.

4. Maior clareza para escolher

Em vez de ter que escolher entre mais de 1.000 candidatos a deputado federal, por exemplo, como ocorre no sistema proporcional, você optaria por no máximo 35 nomes - número total de partidos que existe atualmente, já que cada legenda só poderia indicar um candidato por distrito. A multidão de políticos que fazem aparições relâmpago na propaganda eleitoral televisiva desapareceria. E ficaria muito fácil estudar a trajetória dos pretendentes.

5. Aumento da eficiência do Congresso

O número elevado de partidos políticos na Câmara de Deputados - 27 - é um dos grandes responsáveis pela ineficiência do Congresso. A experiência internacional demonstra que países com voto distrital têm um Congresso forte, com um número significativamente menor de partidos, e também com um comportamento independente em relação ao Executivo, uma vez que os parlamentares sabem que, se apenas cumprirem ordens do governo, terão problemas para se reeleger em suas bases.

sobre o #EuVotoDistrital
do jeito que está não pode ficar e

para a transformação emergir a regra do jogo precisa mudar

nascimento
história
O diagnóstico que provocou duas das pessoas que integram o time a traçarem as primeiras linhas do que hoje é o movimento #EuVotoDistrital [EVD] em 2010, foi a desconexão entre quem ocupava e ocupa os espaços de representação política em que são tomadas decisões estratégicas sobre nossas vidas e as realidades que encaramos diariamente.

Nós somos agentes de mudança. Com base nisso o #EVD se propõe a mobilizar a sociedade para mudar o sistema eleitoral e assim aproximar as pessoas da política representativa das câmaras municipais, assembleias estaduais e câmara de deputados.

princípios
o que está em nossa essência e dá coerência ao que fazemos
.agir. Somente materializando nossos pensamentos através de ações efetivaremos "a mudança que queremos ver no mundo".

.processos. Organizações fazem sentido por permitirem fluxos mais fluidos e serem meio de cultivar intenções com atenção ao percurso.

.horizontalidade. Obras como a transformação do sistema eleitoral são produtos da dedicação de pessoas que são todas cidadãs, somos gente.

.diversidade. Tendo voz, vez e diversidade o potencial criador das sociedades floresce. O reconhecimento do diverso é essencial.

.comunicação não violenta. Como transmitimos as mensagens que queremos sem ferir em palavras, ações ou pensamentos.

razão
o porquê do voto distrital fazer sentido
Reformar o sistema eleitoral trazendo o conceito distrital possibilita a aproximação entre pessoas representadas e eleitas.

Na medida em que são estabelecidas relações territorializadas são criadas condições propícias à transparência e accountability. Se abrem novos horizontes para relações e dessa maneira surgem oportunidades de criar e manter vínculos para construir soluções que estejam de acordo com demandas reais.

Hoje: Henrique está contando com você!

Henrique D'Agostini precisa do seu apoio na petição «POVO BRASILEIRO: Sistema eleitoral e representativo legislativo DISTRITAL PURO e MAJORITARIO». Junte-se agora a Henrique e mais 15 apoiadores.