Apoie o CINECLUBE Ó LHÓ LHÓ

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!

O cineclube Ó Lhó Lhó é uma associação sem fins lucrativos que reúne estudantes, professores e os participantes e interessados em geral que frequentam e fazem parte da comunidade interna e externa do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis. Há 4 anos exibimos e discutimos filmes – mais de 250 projeções nesse período – escolhidos com a participação de todos que, geralmente, também enchem a sala. Isso é um cineclube: uma associação democrática, sem objetivo comercial, que reúne uma comunidade para que, todos juntos, possam conhecer e desfrutar o universo do cinema e, através dessa atividade, conhecer melhor a si mesmos, como indivíduos e como coletividade.

A recente declaração de um dos candidatos à presidência do Brasil: "vamos botar um ponto final em todos os ativismos no Brasil", ameaça exatamente o que fazemos: nós e outras centenas de cineclubes em todo o Brasil, mas também milhares de outras iniciativas culturais, educativas, sociais, religiosas, de saúde e muitas outras, que procuram organizar, conscientizar e construir soluções próprias e inventivas para tantos problemas, tantas carências que afetam toda a população brasileira, em todos os níveis, a partir das próprias comunidades.

Combater, intimidar, pretender acabar com “os ativismos” manifesta uma clara intenção de perseguir, calar, destruir o que se chama de sociedade civil, que se confunde com a própria ordem democrática, a liberdade de organização e de expressão, tal como consagradas em nossa Constituição.

É fundamental denunciar e repudiar essa ameaça à democracia, à liberdade e autonomia das organizações criadas pelo próprio povo brasileiro: os cineclubes existem há mais de 100 anos – e em todo o mundo -, outros ativismos têm suas origens ainda mais longe, desde os tempos de luta contra a escravidão. Por isso queremos tornar público nosso posicionamento em defesa da democracia, das Instituições Públicas de Educação, da liberdade de expressão, do respeito às diferenças e de combate a toda forma de violência e intolerância.

Hoje: Cineclube Ó Lhó Lhó está contando com você!

Cineclube Ó Lhó Lhó precisa do seu apoio na petição «povo brasileiro : Apoie o CINECLUBE Ó LHÓ LHÓ». Junte-se agora a Cineclube Ó Lhó Lhó e mais 144 apoiadores.