Abaixo-assinado encerrado

Por uma internet acessível e justa! #InternetDemocrática

Este abaixo-assinado conseguiu 61 apoiadores!

Olá!

Somos do grupo ID - Internet Democrática e esse abaixo assinado é fruto de uma iniciação científica que realizamos ao longo desse ano no Colégio COC Novomundo, localizado em Praia Grande-SP. Nosso projeto, desde o princípio, teve como objetivo analisar a realidade de acesso à Internet na cidade de Praia Grande e informar a população local, através do contato, em pesquisas de campo, com pessoas de diferentes realidades socioeconômicas e etárias, com a finalidade de conhecer tais realidades e compartilhar os benefícios e a relevância do uso da Internet para a comunidade local.

A distribuição da Internet pode ser uma ferramenta importante para solucionar problemas em realidades precárias - ela pode ampliar possibilidades no cotidiano de pessoas ao redor de todo o mundo. Acreditamos que a existência de projetos que viessem a fornecer serviços gratuitos, possivelmente organizados por empresas de telefonia, que custeassem o acesso à (por exemplo) sites de notícias, empregos, saúde, educação e informações locais, viria ser algo poderoso na vida das pessoas de nossa cidade e país.

Ao longo desse ano, através de entrevistas e questionários que foram aplicados com cinquenta (50) entrevistados em bairros onde residem pessoas de diferentes realidades - renda, idade, etnia, grau de escolaridade e profissão - na cidade de Praia Grande, obtivemos dados que expuseram a grande desigualdade e as limitações de acesso à Internet em diversos bairros da cidade, como consequência de problemas como: custos abusivos de operadoras, baixa qualidade serviço prestado e ausência de acessibilidade de serviços dentre algumas regiões e realidades socioeconômicas carentes. Foi realizado a criação de um site (Clique aqui para conhecer!) para produção de informações úteis sobre uso da Internet, com compartilhamento destas informações através de uma página do projeto no Facebook (ID - Internet Democrática - Aqui!) com produção de artigo bimestral para promoção de ideias sobre tais benefícios.}

Convidamos você, leitor desse texto, a assinar esse abaixo-assinado que é o fechamento desse projeto que visou informar a população sobre o atual custo de acesso à Internet em nossa cidade (Praia Grande) e no cenário nacional, que, além de altíssimo, é extremamente precário. Acreditamos que juntos, a partir do acesso à estas informações, podemos exigir às operadoras de telefonia planos mais acessíveis e projetos sociais (públicos) que viabilizem o uso da Internet para estudantes e famílias de baixa renda.

Assim que chegarmos a um número considerável de assinaturas, o Change.org enviará esse abaixo-assinado para os principais provedores de acesso à Internet, como por exemplo: TIM, Vivo, Oi, Net, etc. Lá, além de uma carta de solicitação, estarão disponíveis todos os dados que coletamos ao longo desse processo, todos aplicados em gráficos de baixa complexidade.

Junte-se a nós nessa luta pela democracia digital. Faça parte do ID!

Hoje: Lucas está contando com você!

Lucas Serniker precisa do seu apoio na petição «Por uma internet acessível e justa! #InternetDemocrática». Junte-se agora a Lucas e mais 60 apoiadores.