Vitória confirmada

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 38 apoiadores!

São Paulo, 10 de abril de 2015

Magnífica Reitora da PUC-SP, Profa. Dra. Anna Maria Marques Cintra

Com o início das aulas fomos surpreendidos com a demissão de um dos nossos professores, a saber: Prof. Dr. João Batista Pamplona. A partir de então, começamos a analisar as possíveis motivações que resultaram na demissão do professor. Conversamos com alunos e professores de outros programas e constatamos que o ocorrido com o docente do nosso programa não foi um caso isolado.

Essa situação, em conjunto com outras medidas da mesma natureza, pode culminar para uma precarização do ensino dentro de nossa universidade, pois entendemos que o ocorrido atinge toda comunidade acadêmica, acentuando as péssimas condições de trabalho dos funcionários terceirizados, técnicos administrativos, docentes e por consequência aos alunos. Neste sentido, nós, alunos do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política da PUC-SP, manifestamos grande insatisfação em relação à demissão do Professor Dr. João Batista Pamplona e seus desdobramentos negativos no início do período letivo.

Estamos preocupados, já que compreendemos também o contexto de crise instalado na economia e na educação pelos Governos Federal, Estadual, Municipal e empresários da educação. Diante disso, o que não aceitamos é a forma escolhida pela administração para lidar com este cenário crítico, valendo-se de demissões injustas e decisões antidemocráticas deliberadas pelo Conselho Administrativo.

É importante ressaltar que o professor Pamplona sempre se mostrou disponível aos alunos do programa, principalmente aos orientados e inscritos em suas disciplinas, com assiduidade exemplar. Bastante sério quanto ao conteúdo das disciplinas, muito correto em relação a horários, sem qualquer compromisso ideológico na transmissão de conteúdo, sempre disposto à discussão em sala, muito educado com os alunos, inclusive com o máximo respeito com aqueles que apresentassem dificuldades de entendimento e muito conhecedor do conteúdo das disciplinas que ministrava.

Um professor pós-graduado dentro dos quadros da própria PUC-SP, demonstrou sempre sua dedicação a casa por meio de suas aulas e orientações, aos alunos na graduação e na pós-graduação. Além disso, o professor também sempre deu incentivo à publicação de artigos de seus orientados, principalmente a partir de suas dissertações, mantendo seis projetos de pesquisa que englobam seus alunos e o fomento à pesquisa e, consequentemente, a publicações. Outro fator que demonstra a sua qualidade é o fato de ser revisor técnico de cinco importantes periódicos de artigos científicos na área de ciências sociais e economia.

Assim também é o fato de o professor Pamplona ter sido recentemente recredenciado pelo PEPG em Economia Política em reflexo ao seu bom desempenho, a sua produção bibliográfica e acadêmica. Outrossim, sua atuação em nosso programa é de extrema importância por ministrar a disciplina de “Seminários de Dissertação”, que prepara os nossos colegas a redigirem bons projetos de pesquisa e suas dissertações, e também por ministrar a disciplina “Economia do Trabalho, Tecnologia e Inovação” que traz e debate temas e assuntos relevantes para um quarto do corpo discente do nosso programa que tem dissertação nessa área do conhecimento econômico.

Ademais, o professor Pamplona está prestes a concluir seu pós-doutorado realizado na FEA-USP, uma importante titulação ao corpo docente do programa e que também demonstra a sua dedicação para melhorar a sua qualificação e as avaliações do nosso programa perante a CAPES.

É incompreensível também a decisão do CONSAD, no qual a Magnífica Reitora é Presidente, que deliberou a substituição de todos os professores demitidos por contratações externas de auxiliares de ensino. Como substituir um orientador com alta qualificação, como do Professor Pamplona, por um auxiliar de ensino contratado às pressas, se ainda há professores tão altamente qualificados no quadro de professores de nosso Programa?

Diante desse quadro, EXIGIMOS:

1) Fim das demissões a partir de parâmetros inócuos ao ambiente acadêmico;

2) Readmissão de todos os funcionários demitidos a, dentre eles o Prof. Dr. João Batista Pamplona;

3) Imediata revogação da deliberação de substituição dos professores demitidos por auxiliares de ensino externos.

Declaramos, portanto, pelo quadro exposto acima, nossa preocupação com o processo de precarização do ensino que está sendo instaurado aos poucos na comunidade acadêmica, bem como com o futuro que a administração central da PUC constrói em relação à qualidade do ensino, já que é visível qual opção, dentre ensino e finanças, foi a escolhida.

Discentes do Programa de Estudos Pós-graduados em Economia Política

Hoje: Bruno está contando com você!

Bruno Moura precisa do seu apoio na petição «Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: Carta Aberta dos Estudantes do Programa de Pós-graduação em Economia Política à Reitoria da PUC.». Junte-se agora a Bruno e mais 37 apoiadores.