Criação da Área de Proteção Ambiental- APA Terras Vulcânicas

Criação da Área de Proteção Ambiental- APA Terras Vulcânicas

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!
Com 500 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!

Marlene Pintinha criou este abaixo-assinado para pressionar Políticos e

Essa petição pública tem como objetivo pedir a criação de uma Área de Proteção Ambiental, unindo áreas como a Serra de São Domingos (Poços de Caldas/MG), a Serra do Caracol (Andradas/MG), a Serra da Paulista (Águas da Prata, São João da Boa Vista, Vargem Grande do Sul/MG), entre outras áreas que façam parte ou estão ao redor da Caldeira Vulcânica, e por isso, o nome sugerido como APA Terras Vulcânicas.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, uma Área de Proteção Ambiental é uma área dotada de atributos naturais, estéticos e culturais importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas. Normalmente, é composta de área extensa, com o objetivo de proteger a diversidade biológica, ordenar o processo de ocupação humana e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais, podendo conter terras públicas e privadas.

Cada ano que passa estamos sofrendo com as queimadas, destruindo a vegetação e causando a morte de diversos animais que não conseguem fugir do fogo. As queimadas também afetam diretamente o ser humano provocando doenças respiratórias devido ao tempo seco e/ou inalação de fumaça, além da possibilidade de prejudicar o ciclo hídrico através da perda de vegetação que protege as nascentes, entre outros.

A criação de uma APA na área da Caldeira Vulcânica viabiliza a proteção de patrimônios naturais, preservação da natureza, interação entre estados para combate à queimadas e estimulando o turismo sustentável. Essa prática de turismo sustentável motiva um manejo adequado da área, controlando o acesso de pessoas ao parque, mas também aproximando o homem da natureza, proporcionando um contato respeitoso e com responsabilidade.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!
Com 500 assinaturas, é mais provável que essa petição seja recomendada a outras pessoas!