Vitória confirmada

Perguntamos: Se a CEF está financiando a construção de Angra III?

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 146 apoiadores!

Porque esse abaixo-assinado é importante?

Por queremos saber da Ilma Sra. Presidente da Republica Federativa do Brasil Dilma Rousseff:

Porque esse abaixo-assinado é importante?

A construção de Angra III não segue as normas internacionais de segurança estabelecidas pela Agencia Internacional de Energia Atômica (AIEA). Em caso de acidente, as populações de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais poderão ser gravemente afetadas e particulas radiativas contaminarão o meio ambiente desses Estados durante séculos. Por outro lado, o Brasil ainda não tem uma solução definitiva para o lixo nuclear produzido pelas usinas. Por esses motivos, bancos europeus e a companhia de seguros alemá Hermes não se dispõem a financiar o termino da construção de Angra III. Mas escandalosamente a Caixa Economica Federal estuda essa possibilidade, mesmo que esta usina não atenda as normas de segurança internacional (assim como já não as atendem as usinas Angra I e Angra II).

Qual é o texto da sua petição?

No uso da Lei de Acesso à Informação (no. 12.527, de 18/11/2011), queremos resposta às questões apresentadas à Caixa Econômica Federal em 24/05/2013 mas não respondidas:

1. A CEF está negociando o financiamento do término da construção de Angra III?

2. A CEF sabe se houve uma revisão dos projetos de Angra III para adequá-los às normas NS–G-1.10 da AIEA de 2004?

3. Nas negociações estão contempladas as necessidades de recursos decorrentes de obras exigidas por essas normas?

4. A CEF sabe se bancos europeus e a Agencia de Seguros Hermes, da Alemanha, pediram informações sobre as condições de segurança de Angra III?

5. A CEF sabe qual a resposta dada pelas autoridades brasileiras a esse pedido de informações?

6. A CEF considera que pode financiar Angra III sem que as normas da AIEA sejam cumpridas?

7. A Lei instituindo a CEF a autoriza a fazer empréstimos para empresas que constroem ou operam usinas nucleares?
Coalizão Por Um Brasil Livre de Usinas Nucleares

Hoje: Rute está contando com você!

Rute Cardoso precisa do seu apoio na petição «Perguntamos: Se a CEF está financiando a construção de Angra III?». Junte-se agora a Rute e mais 145 apoiadores.