Pelo tombamento: Monumento ao Futuro - Natal/RN

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!

O tombamento é a proteção de bens móveis e imóveis feita pela União, pelos Estados ou municípios quando certos bens possuem uma importância histórica, etnográfica, cultural, artística ou paisagística para a sociedade ou para parte dela. Esses bens tombados podem pertencer tanto ao governo (federal, estadual ou municipal) quanto às pessoas privadas (sejam pessoas físicas, sejam empresas. O tombamento pode ser compulsório ou voluntário. Ele é voluntário quando o dono pede para que seu bem seja tombado ou quando ele concorda com a decisão do governo de tombar seu bem. E ele é compulsório quando o bem é tombado ainda que o dono não quisesse que isso acontecesse.

Existe uma escultura despedaçada de um anjo azul na praça Omar O’ Grady no Alagamar, Natal/RN. Alguns lembrarão dessa escultura da época que adornava uma galeria. Esse passado não é relevante para esta carta, pois a importância histórica e cultural para a sociedade dessa escultura se construiu a partir de sua ruina forçada e consequente abandono.

Este anjo caído, não é ele a tal ponto conhecido pelas gentes da cidade que serve como referência espacial e histórica? Não está ele presente nos nossos discursos? Não é ele, simbolicamente, um monumento à cidade, a suas dinâmicas afetivas, a suas políticas? Não é um verdadeiro monumento coletivo, construído pela ação e inércia conjunta de todos os cidadãos? Não é ele um lugar em que o passado, em seu índice misterioso, impele as gentes à redenção? Pois, não somos todos tocados por um sopro do ar que foi respirado antes? Não existem, nas vozes que escutamos, ecos de vozes que emudeceram?

A escultura do anjo despedaçado é símbolo dessa redenção possível e, como lugar de memória efetivo que é, pede de nós que o reconheçamos como um Monumento ao Futuro. Esta carta aberta ao IPHAN e à Fundação Cultural Capitania das Artes é um pedido para que a escultura depositada na Praça O’Grady por volta dos anos de 2012 seja reconhecida como patrimônio cultural da cidade de Natal e do Brasil, e passe a ser conhecida como O Anjo Caído: Monumento ao Futuro.

Hoje: SOFIA está contando com você!

SOFIA BAUCHWITZ precisa do seu apoio na petição «Pelo tombamento: Monumento ao Futuro - Natal/RN». Junte-se agora a SOFIA e mais 28 apoiadores.