Pelo aumento da frota da linha 643 - PRATINHA/UFPA

Pelo aumento da frota da linha 643 - PRATINHA/UFPA

Início
1 de julho de 2022
Assinaturas: 344Próxima meta: 500
Apoie já

A importância deste abaixo-assinado

Iniciado por Angelo Moraes

A linha 643 PRATINHA/UFPA foi criada em 2015 com objetivo de atender os moradores dos bairros do Tapanã, Pratinha, Val-de-Cans, Maracangalha, Barreiro, Sacramenta e Pedreira, passando por diversos lugares importantes da cidade de Belém, como Aeroporto, Hospital de Clínicas, Hangar, UFRA entre outros. A linha inicialmente contava com 06 carros fixos mais 01 reserva. Na metade de 2018, o quantitativo da linha foi ampliado para 06 carros fixos e 02 reservas. Em 2019, esse número alcançou 06 carros fixos e 03 reservas, totalizando 09 carros na linha. Com a pandemia, o número de carros na linha foi reduzido para apenas 05 carros. Entretanto, essa redução foi acentuada no ano de 2021, onde ficaram apenas 03 carros na linha.

Com a volta total das aulas na UFPA, a linha passou a contar com apenas 04 carros (02 fixos e 02 reservas). O atual número de carros na linha é insuficiente para atender a demanada dos vários bairros que passam pelo itinerário da linha. Além disso, não houve nenhuma justificativa para uma redução tão brutal no número de carros na linha, tendo em vista que o número de estudantes na UFPA aumentou consideravelmente. Para a surpresa de todos, a empresa que é responsável linha anunciou uma nova redução na frota da linha na semana que se iniciou no dia 27/06, passando a circular apenas 03 carros. No dia 01/07, uma nova redução foi anunciada e a linha passou a ter apenas 02 carros. A justificativa apresentada pelo fiscal da linha é em virtude das "férias", mas a Universidade Federal do Pará (UFPA) não entra de férias. O período letivo iniciado em março se estenderá até 21/07. Além disso, existem estudantes que continuam tendo disciplinas durante o chamado período intervalar da UFPA, estudantes da UFRA que não terão férias no período de julho e outros trabalhadores que dependem da linha. 

Além do número insuficiente de carros, o último ônibus da linha tem chegado ao terminal da UFPA às 21h40, sendo que o último horário de aula na universidade termina às 22h00, prejudicando muitos estudantes que dependem desta linha, principalmente aqueles que estudam longe do terminal UFPA. A partir de 01/07, foi anunciado que o último carro da linha sairá 20h00 do terminal, prejudicando ainda mais quem depende da linha. O objetivo desde abaixo-assinado é pelo aumento da frota da linha para os 09 carros que circulavam no período antes da pandemia e para que o último ônibus saia do terminal UFPA depois das 22h00, para que possam atender todos os estudantes que necessitam da linha 643.

Apoie já
Assinaturas: 344Próxima meta: 500
Apoie já