Pelo acesso de pós-doc no restaurante universitário UFRJ.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!


A atividade universitária se firma em três pilares básicos: pesquisa, ensino e extensão. Estas estão inter-relacionadas e depende da atividade de professores, pós-graduandos e pós-doutores. Os pós-doutores exercem atividades de pesquisa, co-orientação de alunos de pós-graduação, atividades didáticas, sem contudo, ter um vínculo formal à universidade como os professores e pós-graduandos possuem.

Em diversos países e em outras universidades a atividade dos pós-doutores é reconhecida como vínculo institucional. Contudo, a UFRJ e muitas outras universidades não legitima o vínculo. Recentemente, um dos poucos benefícios dos pós-doutores da UFRJ, o acesso ao restaurante universitário, foi revogado pela reitoria. Essa atitude é lamentável, mostrando uma grande desvalorização desta classe que exerce atividades fundamentais para o funcionamento da universidade. 

A justificativa de impedimento do acesso é a falta de comprovação de vínculo. Contudo, a própria universidade é a responsável pelo legitimação do vínculo. A inserção dos pós-doutores no sistema SIGA poderia solucionar ambos os problemas. Os pós-doutores associados à UFRJ, exercem suas atividades em departamentos e institutos de pesquisa que poderiam ser o local para o registro no SIGA, sendo o vínculo fornecido ou não.

Um exemplo de universidade que vincula seus pós-doutores é a UFMG com o programa Residência Pós-Doutoral, este poderia ser um exemplo a ser seguido pela UFRJ. A comprovação de vínculo institucional de forma alguma prejudica a universidade, mas sim traz benefícios, pois possibilita que os pós-doutores possam capitar recursos financeiros para a instituição.

Por meio desse abaixo-assinado, solicitamos que a reitoria revogue a decisão que impede o acesso dos pós-doutores ao restaurante universitário da UFRJ.



Hoje: Flavia está contando com você!

Flavia Fonseca precisa do seu apoio na petição «Pelo acesso de pós-doc no restaurante universitário UFRJ.». Junte-se agora a Flavia e mais 774 apoiadores.