Pela preservação, digitalização e acesso aos registros civis e religiosos da Bahia

Pela preservação, digitalização e acesso aos registros civis e religiosos da Bahia
A importância deste abaixo-assinado
A Bahia é um dos estados mais antigos do país e que guarda uma grande riqueza histórica. Nos últimos 10 anos houve um aumento de pesquisadores, historiadores e genealogistas interessados em conhecer mais a história da sua família e do local onde viveram seus antepassados, através de documentos de registro com: batismos-nascimentos, matrimônios-casamentos e falecimentos-óbitos. Uma pequena parte destes documentos estão disponibilizados de forma gratuita pela Organização religiosa Family Search e é possível localizar uma outra pequena parte de documentos de origem (livro, termo e folha) no site da Consulta Pública de Registro Civil do TJBA.
Através das pesquisas com grupos de genealogia foi notado que o estado baiano está muito atrasado no acesso a documentos civis e religiosos para pesquisa em relação a outros estados brasileiros e acabamos a recorrer a consultas presenciais para realizar buscas, e se encontrar o documento, ou não tiver algum deteriorado pelo tempo – necessitando de uma restauração, solicitar uma segunda via. Isso demanda tempo, dinheiro, espaço e etc.
Quando foi noticiado sobre o incêndio criminoso ocorrido no dia 04/05 no cartório da cidade Itapemirim, no Espirito Santo, queimando 90% do acervo, houve uma necessidade de fazer um abaixo assinado como objetivo requisitar aos responsáveis pelos registros civis e religiosos a digitalização de todos os documentos, restauração de documentos antigos que foram deteriorados pelo tempo e disponibilização dos documentos para consulta online no Family Search. Caso não queiram a disposição da organização, pelo menos criem uma plataforma online com todos os cartórios e cúrias da Bahia que atenda essas demandas. *
Apesar do interesse especificamente genealógico e histórico, isto beneficia a toda população baiana, facilitando os serviços sem sair de casa.