Pela manutenção da EJA na EMEIEF Profª Zuleika Gonçalves Mendes - Osasco

Pela manutenção da EJA na EMEIEF Profª Zuleika Gonçalves Mendes - Osasco
A importância deste abaixo-assinado

Ao ilustríssimo senhor Claudio Piteri, Secretário Municipal de Educação de Osasco.
A comunidade da EMEIEF Profª. Zuleika Gonçalves Mendes solicita de vossa senhoria que não encerre as atividades da Sala de EJA mantida nesta unidade educacional. A EJA é um serviço prestado ininterruptamente por esta unidade desde a sua inauguração e atende a comunidade garantindo acesso à educação formal e garantindo amparo social. Encerrar estas atividades é negar um direito humano garantido pela nossa legislação e fechar os olhos para a demanda reprimida que precisa ser alcançada por políticas públicas fomentadoras ao invés de ver sua oferta ser finalizada. Existem inúmeras pessoas nesta região que necessitam de formação escolar nesta etapa e que moram no município de Osasco bem como em Carapicuíba e Cotia, tendo em vista que esta é uma região de conurbação e tripla fronteira entre municípios.
Temos alunos matriculados e que precisam continuar seus estudos. Alguns que caminham distâncias já exaustivas para manterem seus estudos, e também alunos residentes deste bairro e que poderiam se evadir do ensino caso seja encerrado o funcionamento da EJA nesta unidade escolar. O funcionamento da EJA não se assemelha ao das salas regulares, sendo a relação de confiança e de pertencimento, elementos garantidores da sensação de segurança ambiental e da manutenção destes alunos. Mudanças como estas poderiam causar grande impacto na vida destas pessoas e afetaria o “ecossistema” de funcionamento da EJA para toda a comunidade. Sabemos que é comum haverem matrículas extemporâneas nesta modalidade e que o simples fato das salas estarem em funcionamento já servirem de convite para novas adesões.
Entendemos que a obrigação do poder público é a de garantir a oferta e fomentar a demanda, jamais a de encerrar as atividades e impedir o acesso facilitado para a sociedade.
Na certeza de termos nosso pleito atendido, encaminhamos este documento assinado pela comunidade e apoiadores.
Nomeamos como representante o professor Henrique César Silva, telefone 98533-6581, e-mail professorhenriquecesar@gmail.com, caso sejam necessárias maiores informações.
Osasco, 05 de julho de 2022